Banco vai trocar 12 milhões de cartões após roubo de chave-mestra

Yahoo Finanças
Banco sul-africano perdeu chave-mestra de seu sistema de segurança. (Foto: Igor Golovniov/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)
Banco sul-africano perdeu chave-mestra de seu sistema de segurança. (Foto: Igor Golovniov/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)

O banco sul-africano Postbank, ligado aos serviços postais do país, vai precisar substituir os cartões de 12 milhões de clientes, depois de ter sido constatado que uma “chave-mestra” de segurança foi roubada. Segundo o jornal local Sunday Times, a falha teria permitido que criminosos realizassem cerca de 25 mil transações fraudulentas, num prejuízo que pode chegar a R$ 17 milhões aos clientes.

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Siga o Yahoo Finanças no Google News 

Somente a troca dos cartões deve custar ao banco cerca de R$ 300 milhões.

A matéria do jornal, que afirma ter tido acesso a relatórios de uma perícia realizada em 2019, diz que a brecha aconteceu em 2018, possivelmente durante um grande processo de transferência de dados entre diferentes servidores. Durante essa mudança, que envolveu diversos integrantes da equipe de tecnologia da instituição, a chave teria sido roubada e usada para a execução de fraudes.

O golpe teria sido principalmente o desvio de benefícios sociais dos correntistas – que os recebem como repasse da empresa de correios. Ainda de acordo com o Sunday Times, é possível que entre 8 e 10 milhões de clientes tenham sido afetados pelo roubo da chave-mestra.

O Postbank ainda não se pronunciou sobre como os clientes serão reparados pelas fraudes ocorridas por conta de suas falhas de segurança. 

Siga o Yahoo Finanças no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Leia também