Bach diz que "boicote nunca contribuiu em nada" diante de temor sobre Pequim-2022

·2 minuto de leitura
O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, mostrou sua oposição nesta sexta-feira aos pedidos de boicote aos Jogos de Inverno de Pequim 2022 motivados pela repressão aos uigures na China.

"Devemos aprender com a história, um boicote aos Jogos Olímpicos nunca contribuiu em nada", disse o dirigente alemão, que foi reeleito à frente do órgão olímpico por quatro anos na quarta-feira, após ser questionado sobre o tratamento dispensado pelas autoridades chinesas a esta minoria muçulmana.

Bach, campeão olímpico de esgrima em Montreal-1976, lembrou o boicote aos Jogos de Moscou-1980 pelos Estados Unidos e alguns de seus aliados, como um protesto contra a invasão do Afeganistão pela União Soviética.

"O exército soviético se retirou em 1989, então foi inútil, exceto para punir seus próprios atletas e levar a um contra-boicote aos Jogos de Los Angeles" em 1984 pelos países do bloco oriental, acrescentou.

Thomas Bach foi um porta-voz dos atletas da Alemanha Ocidental que protestaram contra o boicote a Moscou-1980. No final, ele não pôde defender seu título olímpico de florete por equipe, que havia conquistado quatro anos antes.

Bach lembrou a "neutralidade política" contida na Carta Olímpica e reconhecida pelas Nações Unidas.

"Os direitos humanos ou direitos trabalhistas, entre outros, fazem parte do contrato com a cidade anfitriã dos Jogos" e o órgão olímpico "trabalha em estreita colaboração com o comitê organizador" em diversos aspectos.

Afirmando levar "esta questão muito a sério", ele enfatizou, entretanto, que o COI não é um "supergoverno mundial" que pode "resolver questões para as quais nem o Conselho de Segurança da ONU, nem o G7, nem o G20 têm uma solução".

"Cabe à política. Devemos assumir nossas responsabilidades em nossa área de competência e os governos devem assumir as suas em sua área de competência", concluiu o chefe do COI.

cfe/bpa/dr/aam