Ayrton Senna: momentos que ajudam a explicar a idolatria a um gênio das pistas

Ayrton Senna é para muitos o melhor piloto da história da Fórmula 1. Foto: Getty Images
Ayrton Senna é para muitos o melhor piloto da história da Fórmula 1. Foto: Getty Images

Rodrigo Herrero (@rodrigoherrero)

Neste 21 de março, Ayrton Senna da Silva faria 58 anos. O ex-piloto brasileiro de Fórmula 1, morto em 1994, ainda carrega uma aura de herói no Brasil e é idolatrado em todo o mundo, mesmo após tanto tempo do acidente fatal em Ímola.

Você já viu o novo app do Yahoo Esportes? Baixe agora!

Mais do que números e recordes, que em boa parte foram superados pelos pilotos que surgiram depois, outros elementos ajudam a explicar a lembrança tão viva de Senna na mente não apenas dos fãs de automobilismo e do esporte, mas dos próprios pilotos de F-1.

A determinação e a paixão pela velocidade, aliadas ao talento natural e ao arrojo com que o brasileiro guiava nas pistas, são aspectos que formam o personagem que superou fronteiras e é considerado por muitos ainda como o melhor piloto da história.

Ayrton Senna com sua McLaren em Mônaco, onde se dava tão bem. Foto: Getty Images
Ayrton Senna com sua McLaren em Mônaco, onde se dava tão bem. Foto: Getty Images

O Rei de Mônaco

E a carreira de Senna produziu inúmeros momentos que justificam essa idolatria. Após ter começado no kart, Senna se mudou para a Europa. Campeão da F-3 Inglesa em 1983, foi chamado para fazer testes na F-1. Assinou com a pequena Toleman, onde, já no primeiro ano, mostrou a que veio.

Em 1984, sob uma chuva torrencial em Mônaco, Senna largou em 13º e ultrapassou os carros de forma sucessiva, inclusive a McLaren de Niki Lauda. Quando estava em segundo, cada vez mais perto do francês Alain Prost, a prova foi interrompida sob a alegação de segurança. Apesar da insatisfação pela decisão, Senna conquistara ali seu primeiro pódio.

Mônaco, aliás, é o GP em que Senna possui o recorde de vitórias até hoje, seis no total. A primeira, com a Lotus, em 1987, e as outras cinco, com a McLaren, lhe renderam o título de Rei de Mônaco.

Ayrton Senna comemora sua vitória no GP Brasil em 1991. Foto: Getty Images
Ayrton Senna comemora sua vitória no GP Brasil em 1991. Foto: Getty Images

A vitória da superação no Brasil

A obstinação pela vitória promoveu outro momento marcante. Em 1991, o então bicampeão mundial Senna ainda não havia vencido em casa. Após largar no GP de Interlagos na pole e abrir vantagem, a vitória parecia garantida.

Mas a chuva começou a cair e as Williams diminuíram a diferença. Para piorar, um problema no câmbio fez com que Senna dirigisse as últimas sete voltas apenas com a sexta marcha. Mesmo assim, ele segurou a ponta e venceu, quase sem forças para sair do carro e erguer o troféu após a prova.

A melhor primeira volta da história

Com três títulos no currículo, Senna teve que encarar novamente em 1993 a dura realidade de dirigir um carro inferior às Williams. Mesmo assim, conquistou cinco vitórias. Uma delas, memorável. Em Donington Park, na Inglaterra, ele largou em quarto, mas logo caiu para quinto. Tudo isso só para aumentar o tamanho do feito.

Em uma atuação considerada por muitos como a melhor primeira volta da história, o brasileiro engoliu os oponentes e, ao final dos 4.023 metros do circuito, já estava em primeiro. Terminou com uma volta à frente de quase todos os adversários, inclusive do rival Prost. Somente o inglês Damon Hill ficou na mesma volta, mas a 1m23s de Senna, em um de seus últimos grandes momentos na pista.

Pilotos respeitam um minuto de silêncio em prova após a morte de Ayrton Senna. Foto: Getty Images
Pilotos respeitam um minuto de silêncio em prova após a morte de Ayrton Senna. Foto: Getty Images

O fim

Em 1994, já na Williams, se viu frustrado com o fim da era eletrônica que deixou o carro instável. Conquistou a pole nas três primeiras corridas, mas a curva Tamburello, no GP de Ímola, encerrou bruscamente a carreira de um gênio.

Até hoje Senna é querido por brasileiros, italianos, espanhóis, japoneses que lembram com carinho da personalidade e da vontade de vencer do brasileiro, que se tornou um exemplo de vida para muitas pessoas.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos