ATP retira pontos de Wimbledon por banimento de russos

Entidade máxima do tênis, a ATP não irá considerar os pontos do torneio mais tradicional da categoria. Foto: (Kirsty O'Connor/PA Images via Getty Images)
Entidade máxima do tênis, a ATP não irá considerar os pontos do torneio mais tradicional da categoria. Foto: (Kirsty O'Connor/PA Images via Getty Images)

Exatamente um mês após a decisão da organização de Wimbledon, o torneio mais tradicional da história do tênis, de banir russos e bielorrussos da edição de 2022 de sua competição, a ATP (Associação Profissional de Tenistas), entidade máxima da categoria masculina, decidiu por não considerar, no ranking mundial, os pontos que os tenistas conquistarem durante a realização do torneio na Inglaterra.

Em comunicado oficial emitido pela ATP, é dito que a decisão de Wimbledon fere a integridade do sistema e classificação e, por isso, irá remover os pontos para 2022: "A possibilidade de jogadores de qualquer nacionalidade entrarem em torneios com base no mérito e sem discriminação é fundamental para o nosso Tour. A decisão de Wimbledon de proibir jogadores russos e bielorrussos de competir no Reino Unido neste verão mina esse princípio e a integridade do sistema de classificação ATP. Também é inconsistente com nosso acordo de Rankings. Sem uma mudança nas circunstâncias, é com grande pesar e relutância que não vemos outra opção a não ser remover os pontos do Ranking ATP de Wimbledon para 2022".

Leia também:

Foi anunciado no dia 20 de abril o banimento de atletas russos e bielorrussos do Grand Slam de Wimbledon, tradicional torneio de tênis que será realizado entre os dias 27 de junho e 10 de julho em Londres, capital do Reino Unido. A medida é mais uma da série de sanções aplicadas contra a Rússia por causa dos ataques e invasões militares promovidos pelo governo de Vladimir Putin contra a Ucrânia.

Já a ITF (Federação Internacional de Tênis), anunciou que não irá conceder os pontos de Wimbledon para o ranking de 2022 nas categorias de tênis de juniores e cadeiras de rodas, que também disputam o torneio inglês.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos