Atlético-PR passa à fase de grupos da Copa Libertadores

Estadão Conteúdo

Em um jogo muito nervoso, com inúmeros cartões amarelos e quatro vermelhos, o Atlético Paranaense lutou bastante até o final e de forma heroica conseguiu a classificação à fase de grupos da Copa Libertadores. Nesta quarta-feira, no estádio Durival de Brito, em Curitiba, derrotou o Sporting Cristal por 2 a 1, devolvendo a derrota pelo mesmo placar no Peru, na semana passada, e levando a decisão da vaga para a disputa por pênaltis. Mais emoção e vitória por 5 a 4.

A eliminação seria a segunda de um clube brasileiro na fase preliminar da competição continental - a primeira foi do Corinthians para o Deportes Tolima, da Colômbia, em 2011. Na próxima fase, o Atlético integrará o Grupo 1 ao lado de Vélez Sarsfield (Argentina), The Strongest (Bolívia) e Universitario (Peru). A estreia será na próxima quinta, dia 13, em Curitiba, contra o time boliviano.

No jogo, o Atlético teve a torcida do atacante Adriano Imperador, que treina no clube há alguns meses para recuperar a forma física e tem chances de assinar contrato em breve. Em campo, o duelo foi muito nervoso. Só no primeiro tempo, em que o time brasileiro foi superior mas não conseguiu concluir as jogadas de ataque, foram quatro cartões amarelos e dois vermelhos - Zezinho e Balbín foram expulsos aos 18 minutos por trocarem empurrões.

Na segunda etapa, a pressão do Atlético foi enorme e o primeiro gol saiu com o zagueiro Manoel, aos 16 minutos. O problema é que o Sporting Cristal conseguiu o empate saiu logo depois, aos 17, com Ávila, que estaria em posição de impedimento.

Precisando de mais um gol para levar a partida para a disputa por pênaltis, o Atlético não quis mais saber de outra coisa senão atacar. Com um a mais depois que Cossio foi expulso, a pressão foi total e a chance da vitória veio aos 49 minutos, o último, em um pênalti. Ederson cobrou com tranquilidade e deu esperanças para os paranaenses.

Na disputa por pênaltis, mais emoção. O Atlético perdeu cobranças com Deivid e Nathan e ficou novamente perto da eliminação. Mas aí Delgado e Calcaterra, no último chute, erraram e a série de cinco pênaltis ficou empatada em 3 a 3. Após três chutes certeiros, Pedro Aquino mandou a bola no travessão e o time paranaense conseguiu a suada classificação.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-PR 2 (5) x (4) 1 SPORTING CRISTAL

ATLÉTICO-PR - Weverton; Sueliton (Nathan), Manoel, Cleberson e Natanael; Deivid, Paulinho Dias (Mosquito), Zezinho e Douglas Coutinho (Fran Mérida); Marcelo e Ederson. Técnico: Miguel Ángel Portugal.

SPORTING CRISTAL - Penny; Ortiz, Balbín e Delgado; Cossio, Cazulo, Calcaterra, Lobatón e Yotún (Maximiliano Núñez); Ávila (Advíncula) e Leguizamón (Pedro Aquino). Técnico: Daniel Ahmed.

GOLS - Manoel, aos 16, Ávila, aos 17, e Ederson (pênalti), aos 52 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Deivid, Manoel e Cleberson (Atlético-PR); Yotún, Penny, Cazulo e Pedro Aquino (Sporting Cristal).

CARTÕES VERMELHOS - Zezinho (Atlético-PR); Ortiz, Balbín e Cossio (Sporting Cristal).

ÁRBITRO - Antonio Arias (Fifa/Paraguai).

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio Durival de Brito, em Curitiba (PR).

Exibir comentários (1)
Os sites do Yahoo Esportes e do Esporte Interativo agora estão separados. Por favor, escolha qual deseja acessar:
  • Botafogo acerta com Salgueiro, mas ainda busca um camisa 9

    Botafogo acerta com Salgueiro, mas ainda busca um camisa 9

    Ricardo Gomes elogia uruguaio, mas quer centroavante para aliviar pressão sobre os mais jovens Mais »

    Goal.com - 10 minutos atrás
  • Temendo zika, treinador de britânica quer preparação fora do Brasil

    Atual campeã olímpica e mundial de heptatlo, Jessica Ennis-Hill pode fazer sua preparação para as Olimpíadas do Rio de Janeiro fora do Brasil. O técnico da atleta, Toni Minichiello, quer que a Associação Olímpica Britânica mude o local de preparação para fora do Brasil. A Grã-Bretanha fará os últimos treinamentos antes dos Jogos no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, no entanto, se depender do treinador, as coisas podem mudar. Mais »

    Gazeta Press - 14 minutos atrás
  • Técnico do Olympique cita sondagens de brasileiros por Lucas Silva

    Vivendo um momento conturbado no Olympique de Marselha, Lucas Silva pode ter o futuro definido nos próximos dias. E muito longe da França. Segundo o técnico Michel deixou escapar em entrevista nesta quarta, o brasileiro só não foi inscrito na lista da Liga Europa por conta das sondagens do mercado brasileiro. Mais »

    Gazeta Press - 24 minutos atrás
  • Ex-atleta da base da Ponte Preta morre afogado no interior de SP

    A trajetória de Sergiano Henrique Silva dos Santos, de 18 anos, foi interrompida de forma súbita na última terça-feira. Jogador revelado nas categorias de base da Ponte Preta, fora do clube desde o ano passado, o garoto estava aproveitando o Carnaval ao lado da família em Monte Alto, cidade a 350 km da capital, quando morreu afogado na Fazenda Santa Clara. Mais »

    Gazeta Press - 48 minutos atrás
  • Cuéllar aparece no BID e poderá estrear no clássico de domingo

    Com 70% dos direitos comprados pelo Flamengo por cerca de R$ 8 milhões, Gustavo Cuéllar só não entrará em campo nesta quarta, diante da Portuguesa, por conta do recesso de Carnaval. O nome do colombiano apareceu no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, apenas nesta quarta, e já deve ser relacionado para o clássico contra o Vasco, no domingo, em São Januário. Mais »

    Gazeta Press - 1 hora 2 minutos atrás