Ataque sucumbe, e derrota do Santos para o Galo passa por escolhas de Sampaoli

Fábio Utz Iasnogrodski

A cada jogo, uma surpresa. Por vez, dá certo e vêm os elogios. Quando não surte efeito, as críticas, naturalmente, aparecem. E foi o que aconteceu neste domingo. O ​Santos de Jorge Sampaoli, reconhecido por mostrar em campo um futebol dinâmico e de alternativas, sucumbiu diante do ​Atlético-MG, no Independência. O rival não encontrou dificuldades para dominar a partida, e as inovações propostas pelo técnico do Peixe não surtiram efeito.


Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

De torcedor para torcedor: clique aqui e siga o 90min no Instagram!



Soteldo,Samuel Xavier
Soteldo,Samuel Xavier


A equipe paulista teve inúmeros problemas ofensivos, tanto que a única conclusão na direção do gol partiu de uma falta cobrada por Carlos Sánchez - aliás, as únicas oportunidades criadas se originaram em bolas paradas. O fraco desempenho está fortemente relacionado ao posicionamento dos jogadores. Por proposição de Sampaoli, Soteldo e Jean Mota variavam como homem centralizado. O venezuelano, assim, se tornou uma espécie de falso 9, tendo que brigar dentro da área com os zagueiros do Galo e abdicando de sua principal qualidade, que é agredir a defesa rival vindo pelos lados. Pela diferença física, é óbvio que ele sucumbiu.

Jean Mota,Joao Vitor,Naldo
Jean Mota,Joao Vitor,Naldo


Com isso, o Santos ficou praticamente neutralizado, e ainda viu o Atlético-MG explorar espaços principalmente às costas de Jorge. Isso se deu pelo fato de, novamente, o Peixe atuar com três zagueiros fora de casa e dar uma função mais adiantada a seus laterais. Os buracos apareceram, e os comandados de Vagner Mancini, logo de cara, souberam explorá-los. A vitória por 2 a 0 dos mineiros foi absolutamente justa, e o fato de o clube da Vila Belmiro, agora, estar 13 pontos atrás do ​Flamengo, líder do Campeonato Brasileiro, passa por uma tarde em que as escolhas do treinador argentino se mostraram prejudiciais ao desempenho da equipe.


Para mais notícias do Santos, clique ​aqui.

Leia também