Juventus e Atalanta vencem e se juntam à Inter nas semifinais da Copa da Itália

·4 minuto de leitura

A Juventus cumpriu os prognósticos e eliminou nas quartas de final da Copa da Itália o último sobrevivente da Serie B (2ª divisão), a SPAL de Ferrara, ao vencer por 4 a 0 nesta quarta-feira, enquanto a Atalanta também avançou para as semifinais com uma vitória de 3 a 2 sobre a Lazio.

Os dois se juntam à Inter de Milão, que garantiu sua vaga na terça-feira, com um gol de falta nos acréscimos do dinamarquês Christian Eriksen que deu a vitória sobre o Milan por 2 a 1, no confronto entre os dois primeiros colocados da Serie A.

Não houve nenhuma surpresa em Turim: apesar do técnico Andrea Pirlo ter feito mudanças em algumas posições, o time 'bianconero' não teve problemas para garantir sua passagem à penúltima fase, onde enfrentará a Inter de Milão, que na terça-feira venceu por 2 a 1 nos acréscimos seu vizinho Milan no duelo de maior destaque das quartas de final.

O espanhol Álvaro Morata abriu o placar para a Juventus aos 16 minutos, convertendo um pênalti.

Sua equipa aumentou aos 33, com um chute potente de pé esquerdo de Gianluca Frabotta, após receber um passe do jovem sueco Dejan Kulusevski, que protagonizou uma grande jogada individual.

No segundo tempo, Kulusevski fez o terceiro (78) com assistência de Federico Chiesa, que mais tarde fecharia a goleada nos acréscimos (90+4).

A Juventus deixa para trás a decepção da derrota para a Inter na Serie A, no dia 17 de janeiro. Na semana passada, a equipe conquistou a Supercopa da Itália ao vencer o Napoli por 2 a 0 fora de casa, e depois derrotou o Bologna pelo mesmo resultado, diminuindo a desvantagem no campeonato italiano em relação a Milan e Inter e agora se classifica para as semifinais da 'Coppa' sem sustos.

A SPAL foi o único sobrevivente da Serie B nas quartas de final deste torneio, onde apenas times da primeira divisão permanecem na disputa.

Nas rodadas anteriores, a SPAL havia eliminado dois times da elite nesta temporada, Crotone e Sassuolo, mas a Juventus foi um obstáculo impossível de superar.

- Atalanta vence Lazio -

Mais cedo, a Atalanta se classificou para as semifinais ao vencer a Lazio de virada por 3 a 2.

A partida foi uma repetição daquela que os dois times protagonizaram na final da Copa da Itália de 2019, embora naquela ocasião a vitória e o título, tenham ficado com a equipe da capital.

O gol da vitória da Atalanta nesta quarta foi marcado aos 57 minutos pelo russo Aleksey Miranchuk, com uma assistência do argentino Cristian Romero.

A Atalanta estava nesse momento com dez jogadores em campo, após a expulsão do também argentino José Luis Palomino, aos 53 minutos, por ter cometido uma falta quando era o último defensor.

Antes disso, a equipe de Bérgamo havia aberto o placar aos 7 minutos por meio do suíço-albanês Berat Djimsiti, mas a Lazio virou depois com gols do Kosovar Vedat Muriqi (17) e Francesco Acerbi (34). O ucraniano Ruslan Malinovsky (37) empatou logo depois.

Já com o placar de 3 a 2 a seu favor, a Atalanta chegou a perder um pênalti, cobrado pelo colombiano Duván Zapata, aos 67, e não teve tranquilidade até o apito final.

Nas semifinais, a Atalanta vai enfrentar Napoli ou Spezia, que se enfrentam nesta quinta-feira.

A Lazio vai tentar se vingar desta eliminação no domingo desta mesma semana, quando volta a visitar Bérgamo, desta vez na Serie A.

A Atalanta vinha de outro ótimo resultado. Havia goleado o Milan por 3 a 0 fora de casa e esta classificação para as semifinais da Copa da Itália segue reforçando a confiança da equipe a menos de um mês de seu duelo das oitavas de final da Liga dos Campeões contra o Real Madrid.

-- Resultados das quartas de final da Copa da Itália:

- Terça-feira:

INTER DE MILÃO - Milan 2 - 1

Gols:

Inter: Lukaku (71, de pênalti), Eriksen (90+7)

Milan: Ibrahimovic (32)

- Quarta-feira

ATALANTA - Lazio 3 - 2

Gols:

Atalanta: Djimsiti (7), Malinovsky (37), Miranchuk (57)

Lazio: Muriqi (17), Acerbi (34)

JUVENTUS - Spal (2ª) 4 - 0

Gols:

Juventus: Morata (16, de pênalti), Frabotta (33), Kulusevski (78), Chiesa (90+4)

- Quinta-feira

(17h00) Napoli - Spezia

Obs: as equipes em caixa-alta estão classificadas para as semifinais.

bur-alu/dr/mcd/aam