Atacante Jake Daniels, do time inglês Blackpool, anuncia que é gay

LONDRES (Reuters) - O atacante Jake Daniels, do Blackpool, anunciou nesta segunda-feira que é gay, tornando-se o primeiro jogador de futebol profissional britânico na ativa a fazê-lo desde Justin Fashanu, em 1990.

O atleta de 17 anos disse à emissora de televisão Sky Sports que seus companheiros de equipe no clube da segunda divisão inglesa apoiaram sua decisão, e que espera se tornar um modelo para outros.

Daniels afirmou que estava pensando há muito tempo em como contar sua história, e que viver uma mentira estava afetando sua saúde mental.

"Durante muito tempo pensei que teria que esconder minha verdade porque eu queria ser, e agora sou, um jogador de futebol profissional. Perguntei a mim mesmo se deveria esperar até me aposentar. Nenhum outro jogador no esporte profissional aqui se abriu", disse ele.

"No entanto, eu sabia que isso levaria a um longo tempo de mentira e que não seria capaz de ser eu mesmo ou levar a vida que eu quero", afirmou.

Daniels disse que sua mãe e irmã reagiram dizendo "sim, nós já sabíamos", e ele recebeu muitas mensagens de apoio.

"No dia seguinte ao que contei à minha mãe e irmã, jogamos contra o Accrington (sub-18) e marquei quatro gols, então isso mostra o peso nos ombros e o grande alívio que foi", acrescentou.

Fashanu, que jogou pela seleção sub-21 da Inglaterra e no Norwich City e Nottingham Forest, falou sobre sua homossexualidade no final da carreira e se enforcou em 1998, aos 37 anos.

Ainda não há nenhum jogador abertamente gay na Premier League.

(Reportagem de Alan Baldwin)

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos