Atacante Gakpo chega a 3 gols e se torna o astro da Holanda na Copa do Qatar

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um dos destaques do Barcelona (Espanha), o atacante Memphis Depay chegou Ă  Copa do Mundo do Qatar como o principal astro do ataque holandĂȘs. TrĂȘs jogos depois, no entanto, ele se vĂȘ na sombra de um companheiro, o ponta esquerda Cody Gakpo.

Mesmo antes do Mundial, Gakpo, de 23 anos, jĂĄ estava na mira de clubes ingleses devido ao seu crescimento tĂ©cnico nas duas Ășltimas temporadas pelo PSV Eindhoven, de sua cidade natal.

ApĂłs a Copa, a tendĂȘncia Ă© que o assĂ©dio aumente sobre o jogador, que tem assumido a responsabilidade pelo ataque holandĂȘs no Qatar. Ele se tornou o primeiro jogador do paĂ­s a marcar um gol em suas trĂȘs primeiras partidas em Mundiais. E tambĂ©m Ă© o quarto a marcar pela terceira vez consecutiva em uma partida da principal competição do futebol, depois de Johan Neeskens (1974), Dennis Bergkamp (1994) e Wesley Sneijder (2010).

Destro, o atacante normalmente atua pelo lado esquerdo do ataque. Sua principal jogada é cortar para o meio e driblar os adversårios até achar espaço para finalizar. No entanto, nos duelos da Copa ele mostrou sua versatilidade e também marcou de cabeça e de perna esquerda.

Ele abriu o placar na vitĂłria por 2 a 0 da Holanda sobre Senegal, na estreia, de cabeça. Depois, de canhota, anotou o Ășnico gol do empate por 1 a 1 com o Equador e finalizou de direita para fazer o primeiro da vitĂłria por 2 a 0 sobre o Qatar, nesta terça (29), que garantiu a liderança do Grupo A e a vaga nas oitavas de final.

Com os trĂȘs gols, Gakpo lidera a lista de artilheiros da Copa ao lado de Enner Valencia (Equador), Kylian MbappĂ© (França) e Rashford (Inglaterra).

Convocado desde a seleção sub-18, o atleta de 1,93 m e 75 kg estreou na equipe principal no dia 21 de junho do ano passado, na vitória holandesa por 3 a 0 sobre a MacedÎnia do Norte, pela Eurocopa. Desde então, participou de 12 jogos (9 como titular) e marcou 6 gols.

Na temporada, ele soma 17 gols e 18 assistĂȘncias em 29 jogos pela Holanda e pelo PSV.

Gakpo Ă© o filho do meio de Johnny Gakpo, nascido no Togo e de ascendĂȘncia ganesa, e Ank Gakpo, holandesa. Seu pai era jogador de futebol da seleção de seu paĂ­s, enquanto sua mĂŁe era jogadora de rĂșgbi e depois professora de uma escola secundĂĄria. Seus irmĂŁos sĂŁo Sidney, o mais velho, e Ducferre, o caçula. Ambos tambĂ©m tentam a carreira de jogador de futebol: Sidney no RPC Eindhoven e Ducferre nas categorias de base do PSV.

Segundo a imprensa holandesa, trĂȘs clubes ingleses jĂĄ demonstraram interesse por Cody. Na janela de transferĂȘncias internacionais do meio do ano, inclusive, por pouco ele nĂŁo foi negociado pelo PSV.

"O Manchester United manifestou interesse no inĂ­cio do perĂ­odo de transferĂȘncia. Mas, depois disso, demorou muito", disse o diretor do PSV John De Jong ao site Voetbal International. "Conversamos com o United entre os jogos contra o Rangers. Depois pareceu ficar mais concreto, mas isso desapareceu e, no final da janela, a opção de vendĂȘ-lo para o United nĂŁo existia mais."

O Southampton também teria feito uma proposta de R$ 127 milhÔes, mas foi recusada pelo PSV. O outro clube interessado, o Leeds United, chegou a enviar o diretor de futebol, Victor Orta, a Eindhoven, mas as partes também não chegaram a um acordo.

No fim, Gakpo permaneceu no seu clube de origem, com o qual conquistou um título da Liga Holandesa, dois da Supertaça da Holanda e um da Taça da Holanda, e tem contrato até junho de 2026.

"Todo mundo sabe como me sinto aqui. Mas Ă© claro que hĂĄ outras coisas em jogo e acho que vocĂȘ deve ter todas as opçÔes. Eu tambĂ©m fiz isso. No final, o PSV apresentou uma boa oferta que parecia ser a escolha certa", comentou Gakpo apĂłs o fechamento da janela.

No entanto, com o futebol mostrado no Qatar, em janeiro ele jĂĄ deverĂĄ estar vestindo a camisa de um clube da Premier League. SĂł resta saber qual.

QUEM É ELE

Cody MathĂšs Gakpo

Nascimento: Eindhoven, em 7/5/1999 (23 anos)

1,93 m e 75 kg

Destro

Títulos: Uma Liga Holandesa, duas Supertaças da Holanda e uma Taça da Holanda