Redonda é a bola: conheça os astros da NBA que acreditam no terraplanismo
A coisa ganhou corpo em março de 2017. Shaquille O’Neal, um dos maiores astros da NBA nas décadas de 1990 e 2000, declarou em um podcast que a Terra é plana, e não redonda. Segundo o ex-pivô de Orlando Magic, Los Angeles Lakers, Miami Heat e outros, ele podia perceber isso porque costuma dirigir da Flórida até a Califórnia no verão e nunca havia visto a curvatura da Terra.
Já está seguindo o Yahoo Esportes no Instagram? Clique aqui!
O que soou como uma piada - reforçada pelas risadas de “Shaq” durante a declaração - já havia ganhado contornos mais sérios nas declarações de Kyrie Irving dias antes. Segundo o armador, então no Cleveland Cavaliers e atualmente no Brooklyn Nets, seria difícil imaginar pessoas rodando ao redor do planeta enquanto viajavam, ou seja, a Terra seria plana e todos teriam sido enganados. Meses mais tarde, Irving fez um pedido público de desculpas aos professores de Ciências e alegou embarcar fácil em teorias da conspiração.
Leia também
NBA: confira as roupas mais estranhas dos mitos do basquete americano
Brasileirão: saiba quanto seu clube vai ganhar da TV aberta em 2019
Para Draymond Green, celulares arredondaram a Terra
O ala-pivô Draymond Green, do Golden State Warriors, saiu em defesa de Irving e engrossou o coro dos terraplanistas da NBA. Ainda que não tenha sido tão enfático, Green afirmou que não tinha certeza pois não tinha pesquisado o suficiente, mas que a Terra deve ser plana. Ele também afirmou que qualquer celular com uma boa câmera pode tirar fotos panorâmicas e fazer com que a Terra pareça redonda.
Na mesma época, o ala Wilson Chandler, então no Denver Nuggets, também declarou acreditar que a Terra é plana. “Apenas faça uma caminhada e use seus cinco sentidos”, afirmou Chandler, hoje colega de time de Kyrie Irving no Brooklyn Nets, a um podcast.
Stephen Curry não acredita na chegada do homem à Lua
Outra conhecida teoria da conspiração, a de que o homem nunca chegou à Lua, tem Stephen Curry entre seus defensores. O armador do Golden State Warriors afirmou que a aterrissagem da Apollo 11 na Lua em 1969 jamais aconteceu. Acabou criticado por um ex-astronauta da NASA e convidado pela própria agência espacial a conhecer o laboratório lunar em Houston.
Já Lonnie Walker, do Santo Antonio Spurs, foi além: em 2018, quando ainda jogava pela Universidade de Miami, declarou que a Terra não é plana, mas sim uma ilusão, no que ele definiu como sua própria teoria da conspiração.