Quem foi Bob Lanier, astro da NBA nos anos 70

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
Bob Lanier era um dos embaixadores da NBA e faleceu aos 73 anos. Foto: Shawn Patrick Ouellette/Portland Press Herald via Getty Images
Bob Lanier era um dos embaixadores da NBA e faleceu aos 73 anos. Foto: Shawn Patrick Ouellette/Portland Press Herald via Getty Images

Bob Lanier, o canhoto que cresceu ao lado de nomes como Kareem Abdul-Jabbar como um dos melhores jogadores da NBA da década de 1970, morreu na última terça-feira (10). Ele tinha 73 anos e a causa da morte não foi comunicada.

O Hall of Famer trabalhou para a liga como embaixador global. Segundo a imprensa dos Estados Unidos Lanier estava sendo tratado por câncer de bexiga.

Leia também:

Lanier jogou 14 temporadas vestindo as camisa do Detroit Pistons e Milwaukee Bucks e teve médias de 20,1 pontos e 10,1 rebotes em sua carreira. Ele é o terceiro na lista da carreira dos Pistons em pontos e rebotes. Foi ‘draftado’ pelo Detroit como a primeira escolha geral em 1970, depois que ele levou o St. Bonaventure ao Final Four.

O comissário da NBA Adam Silver, disse que Lanier está entre os pivôs mais talentosos da história da liga e acrescentou que suas realizações foram muito além do que ele fez na quadra.

"Por mais de 30 anos, Bob serviu como nosso embaixador global e como assistente especial de David Stern e depois de mim, viajando pelo mundo para ensinar os valores do jogo e causar um impacto positivo nos jovens em todos os lugares", disse Silver em comunicado. "Foi um trabalho de amor para Bob, que era uma das pessoas mais gentis e genuínas que já conheci."

Nascido em 10 de setembro de 1948, em Buffalo, Nova York, Lanier atuou na faculdade em St. Bonaventure, onde obteve médias de 27,6 pontos e 15,7 rebotes em três temporadas. Os Bonnies chegaram à Final Four em 1970, mas Lanier machucou o joelho na final regional, e St. Bonaventure perdeu nas semifinais nacionais para Jacksonville.

As lesões acompanharam a carreira de Lanier, mas isso não o impediu de conquistar seu lugar entre os principais pivôs da NBA de sua época.

Depois de ser nomeado para a equipe de novatos em 1971, ele teve uma média de pelo menos 21 pontos e 11 rebotes para cada uma das próximas sete temporadas. Lanier foi oito vezes All-Star e o MVP do All-Star Game de 1974.

Ele também atuou como presidente do sindicato dos jogadores durante os últimos anos de sua carreira, com Silver dizendo que desempenhou "um papel fundamental na negociação de um acordo coletivo de trabalho revolucionário".

Em 1995, Lanier foi assistente técnico do Golden State Warriors, depois assumiu o cargo interinamente após a renúncia de Don Nelson. Com uma campanha de 12 vitórias e 25 derrotas, os Warriors foram em busca de outro treinador após a temporada.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos