"Foi divertido, mas o bom mesmo começa agora", diz Alonso em Indianápolis

Los Angeles (EUA), 3 mai (EFE).- O piloto espanhol Fernando Alonso completou sem problemas nesta quarta-feira o programa de orientação para novatos no circuito de Indianápolis, onde disputará as 500 Milhas no próximo dia 28, e disse estar ansioso para competir.

"Foi divertido, mas o bom mesmo começa agora. Foi uma boa maneira de começar a construir a velocidade. A equipe foi incrivelmente útil", declarou o bicampeão mundial de Fórmula 1 à organização da prova.

Com o número 29 no capacete e a bordo de seu Dallara DW12 Honda, de cor alaranjada, o espanhol pôde conhecer as caraterísticas do circuito oval, de 2,5 milhas de comprimento, quatro retas e nove graus de inclinação nas quatro curvas.

Alonso, de 35 anos, deu 40 voltas em três fases de velocidade para demonstrar o controle que tem sobre o carro, fato que foi seguido por milhares de espectadores através da internet.

A fase 1 consistiu em dez voltas em velocidade superior a 210 milhas por hora; a fase 2 teve 15 voltas a 215 milhas por hora, e a fase 3 requer 15 voltas a mais de 220 milhas por hora.

"Foi difícil no início, no momento de alcançar a velocidade mínima. Nos períodos seguintes, eu me senti bem, não pela velocidade, mas sim pelas voltas. Fui ajustando a aceleração, a desaceleração e que marchas usar a cada curva", descreveu.

"O simulador é bastante realista. É possível ter uma primeira impressão de como vai ser. Mas o carro real é uma sensação única", acrescentou.

Alonso, que marcou seu tempo mais rápido com 222,548 milhas por hora, começará a treinar no circuito a partir do próximo dia 15 e continuará indo à pista até o dia 19. Depois, haverá dois dias de treinos classificatórios, nos dias 20 e 21. As práticas continuarão dos dias 22 a 26, antevéspera da tradicional corrida. EFE