Arrascaeta e Arias são os meias com mais participações em gols no Brasil em 2022

Arrascaeta e Arias, os garçons de Flamengo e Fluminense (Foto: Divulgação/Flamengo/Fluminense)


Muito tem se falado sobre a fase artilheira de Germán Cano, do Fluminense, e de Pedro, do Flamengo. E com razão. Enquanto o argentino é disparado o maior goleador do país, com 39 gols no ano, o brasileiro, artilheiro da Libertadores com 12 bolas na rede, sonha com a convocação para a Copa do Mundo. O que pouco se comenta talvez seja sobre seus garçons: Jhon Arias e Arrascaeta.

> GALERIA: Artur, “supercontratação” do Fla… Veja os alvos do seu time do coração já para 2023

Se os atacantes vivem um grande momento, muito se deve aos dois, igualmente protagonista em seus times. Os 'maestros' de Fla e Flu são os jogadores que mais tiveram participações diretas em gols nesta temporada entre todos os meias que disputam a Série A. Cada um participou, até o momento, de 32 tentos de suas equipes, seja servindo um companheiro ou empurrando para as redes.

Nesta segunda-feira, na vitória do Tricolor Carioca sobre o Ceará por 1 a 0, o colombiano deu o seu 16º passe para gol no ano, superando Gustavo Scarpa, do Palmeiras, que tem 15. Agora, apenas Arrascaeta, com 19, possui mais assistências em 2022. Arias, no entanto, marcou mais vezes: 16 x 13.

Os dois, inclusive, são os que mais criaram grandes oportunidades de gol no Campeonato Brasileiro. Segundo dados do site Sofascore, foram 15 oportunidades geradas por cada um até agora, duas a mais do que Scarpa, o terceiro no ranking, e três a mais do que De Pena, uruguaio que vem defendendo o Internacional.

MEIAS COM MAIS PARTICIPAÇÕES DIRETAS EM GOLS EM 2022
- Participações diretas = gols + assistências*

1º - Arias - Fluminense - 32 (16g + 16a)
Arrascaeta - Flamengo - 32 (13g + 19a)
3º - Scarpa - Palmeiras - 27 (12g + 15a)
4º - Veiga - Palmeiras - 25 (19g + 6a)
5º - Terans - Athletico-PR - 22 (14g + 8a)

* Dados obtidos no site OGol