Arquiteto da Arena do Santos projeta clima de alçapão: 'Vai ser um inferno'

Projeto da Nova Vila Belmiro foi apresentação nesta quinta (Foto: Reprodução)


Responsável pelo projeto da Arena do Santos, o arquiteto Luiz Volpato projetou o clima do no estádio do Peixe e previu um "inferno" para os adversários. O profissional esteve presente na reunião de aprovação do projeto da Arena pelo Conselho Deliberativo esclarecendo dúvidas na noite desta quinta-feira (01).

- Nós não temos um modelo que defina e faça um comparativo do atual Alçapão. Mas vou dar dois dados para vocês. O terreno do Santos é bastante pequeno com relação aos estádios que estão espalhados por aí. São 18 mil metros quadrados contra 40, 60 mil. Isso não é um demérito. Para mim, o Santos vai construir aqui um verdadeira teatro para seus artistas. Pequeno, compacto. Olha os índices, o Athletico-PR por exemplo 42 mil torcedores e 56 mil metros quadrados; o coeficiente é de 0,75 pessoas por metro quadrado e é uma conta redonda. Aqui vai dar 1.67 pessoas por metro quadrado; 18 metros quadrados são 30 mil torcedores gritando. Som se propaga através de ondas, nós temos um anteparo fechado, divisões de 8 mil quadrados que tem uma área coberta de 66%. Vai ser um inferno. Não tem como. A gente sabe as restrições com relações à problemas sonoros estão aumentando, mas sabemos das permissões relacionadas ao futebol. Não tem como correr esse risco de aumentar esse barulho aqui sem impedir do Santos jogar futebol. A faixa do evento futebol do Brasil está preservada, caso não todos os estádios em centro urbanos estariam fadados a fechar - disparou o arquiteto.

Com a aprovação do colegiado santista, o presidente da Mesa Diretiva do Conselho Deliberativo, Celso Jatene, informou que a votação, agora pelos Sócios, será realizada no dia 17 de dezembro.

Na Sessão Extraordinária, a equipe da WTorre começou a apresentação mostrando a linha do tempo com atualizações do Conselho, proposta de Captação, revisão de arquitetura, alinhamento com parceiros, comercialização, aprovação da obra e, se tudo caminhar como esperado, iniciar as obras.

Vale destacar que os atuais donos das cadeiras cativas da Vila Belmiro permanecerão com suas cadeiras. Em shows, caso o palco seja central, a capacidade será de 35 mil pessoas. Em caso de palco no fundo (onde fica o gol), são estimadas 25 mil pessoas.

Informações complementares:

Área construída: 71.690,46 m²

Área comercial: 4.940 m²

Lojas externas: 36

Lojas internas: 27

Vagas cobertas: 576 Arquibancada: 13.769 (em pé)

Arquibancada: 7.652 (sentados)

Arquibancada superior: 2.605

Deck premium: 3.877 (em pé)

Deck premium: 1.146 (sentados)

Camarotes: 80 unidades: 1.060

Altura: 39m (equivalente a 13 andares)