A Argentina pode ser eliminada da Copa do Mundo no próximo jogo? Entenda


A surpreendente derrota da Argentina na estreia da Copa do Mundo para a Arábia Saudita pode custar caro para os Hermanos. Uma derrota para o México, no sábado, unido a uma vitória da Arábia ou da própria Polônia, eliminam a seleção, antes vista como uma das favoritas, já na primeira fase do Mundial com uma rodada de antecedência.

A conta para a Argentina sair já na próxima rodada é muito simples. Os Hermanos estão na lanterna do grupo com 0 pontos, enquanto Arábia soma três e Polônia e México um ponto cada. Se a Argentina perder para o México, os mexicanos chegam a quatro pontos., Tendo qualquer vencedor entre Arábia Saudita e Polônia, os nossos vizinhos já não alcançam mais dois rivais.

Se a Argentina empatar, as chances ainda existirão. Independente do resultado entre Polônia e Arábia Saudita. Se empatar, a Argentina entra na última rodada precisando vencer a Polônia e torcendo para o México não vencer a Arábia Saudita. Isto porque, o México poderia chegar aos cinco pontos, enquanto a equipe de Lionel Messi apenas quatro pontos. A Arábia pode atingir ainda nove pontos, enquanto a Polônia pode chegar a sete em caso de duas vitórias.

+ Copa do Mundo: veja os maiores artilheiros da história do torneio

Uma boa notícia para os torcedores da Argentina é que a seleção já começou sendo derrotada em uma Copa do Mundo e conseguiu a classificação. E mais de uma vez. No Mundial de 1990, os Hermanos, que eram os atuais campeões, foram surpreendidos por Camarões - a sensação daquela Copa - e perdeu por 1 a 0. Depois a equipe bateu a União Soviética, empatou com a Romênia e confirmou a classificação, eliminando o Brasil, inclusive, nas oitavas de finais. Depois passou por Iugoslávia e Itália, perdendo apenas na final para a Alemanha.

Argentina x Arábia Saudita - Copa do Mundo
Argentina x Arábia Saudita - Copa do Mundo

JUAN MABROMATA / AFP

Em 1974, os argentinos também foram derrotas em seu primeiro jogo, diante da Polônia, por 3 a 2, mas se recuperaram com um empate com a Itália e vitória sobre o Haiti, garantindo a segunda posição do grupo e sendo eliminada na segunda fase, em u8m grupo com Alemanha Ocidental, Brasil e Holanda. Já em 1982, foi derrotada na estreia para a Bélgica, por 1 a 0, mas ainda avançou até a segunda fase, ficando pelo caminho contra Brasil e Itália.

+ Ainda é possível? Argentina já conviveu com tropeços e deu a volta por cima em Copas. Relembre outros momentos

No total em estreias em Mundiais, a Argentina soma 18 jogos, com 11 vitórias, um empate e seis derrotas. Apenas em 1990, quando foi derrotada na estreia, a Argentina conseguiu avançar de fase.

VEJA AS ESTREIAS DA ARGENTINA EM COPAS

1930 - Argentina 1x0 França - Vice-campeã
1934 - Argentina 2x3 Suécia - Eliminada nas oitavas de final
1958 - Argentina 1x3 Alemanha Ocidental - Eliminada na fase de grupos
1962 - Argentina 1x0 Bulgária - Eliminada na fase de grupos
1966 - Argentina 2x0 Espanha - Eliminada nas quartas de final
1974 - Argentina 2x3 Polônia - Eliminada na 2ª Fase
1978 - Argentina 2x1 Hungria - Campeã
1982 - Argentina 0x1 Bélgica - Eliminada na 2ª Fase
1986 - Argentina 3x1 Coréia do Sul - Campeã
1990 - Argentina 0x1 Camarões - Vice-campeã
1994 - Argentina 4x0 Grécia - Eliminada nas oitavas de final
1998 - Argentina 1x0 Japão - Eliminada nas oitavas de final
2002 - Argentina 1x0 Nigéria - Eliminada na fase de grupos
2006 - Argentina 2x1 Costa do Marfim - Eliminada nas quartas de final
2010 - Argentina 1x0 Nigéria - Eliminada nas quartas de final
2014 - Argentina 2x1 Bósnia - Vice-campeã
2018 - Argentina 1x1 Islândia - Eliminada nas oitavas de final
2022 - Argentina 1x2 Arábia Saudita