'Um ano em 15 dias': a corrida para deixar o Monumental pronto para a final da Libertadores

Matheus Dantas
LANCE!
Estádio Monumental será o palco da decisão da Libertadores
Estádio Monumental será o palco da decisão da Libertadores


A quatro dias da decisão da Copa Libertadores, o Estádio Monumental passa por uma série de ajustes e instalações para estar em condições de receber Flamengo e River Plate e os mais de 60 mil torcedores que são aguardados. O LANCE! visitou o palco da decisão e pôde ouvir de funcionários o que é fácil de se ver: ainda há muito a ser feito até o próximo sábado, dia 23 de novembro.

Por conta disso, a Conmebol vetou qualquer tipo de visita e registro por parte da imprensa até a decisão. Porém, o L! teve acesso à imagens do interior do Monumental (veja na galeria acima), onde os trabalhos acontecem dia e noite.

- Há muito a ser feito, por isso estamos trabalhando dia e noite. Temos terça, quarta, quinta e sexta para deixar tudo pronto. Em 15 dias, precisamos fazer o que não foi feito em um ano em Santiago - disse um funcionário do estádio ao L!, referindo-se à preparação da Conmebol para a final enquanto seria no Chile.

Os ajustes no gramado e a limpeza das milhares de assentos dos Setores Oriente e Ocidente - como pode se ver nas fotos - não é motivo para preocupação. Os ajustes e as instalações das estruturas para organizar e receber torcedores e profissionais, contudo, liga o sinal de alerta. Todo o estádio, por exemplo, ainda precisa ser envelopado e receber a roupagem de palco da decisão da Libertadores. Nesta terça, apenas dois banners, na parte central do estádio, sinalizavam que o evento aconteceria lá no próximo sábado.





OBRAS E POUCO COMÉRCIO NOS ARREDORES DO ESTÁDIO

As torcidas de Flamengo e River Plate darão todo clima especial que uma final de Libertadores merece, mas, ao passar pelo Monumental nesta terça era difícil de perceber que ali estava o palco da decisão da Libertadores 2019. Afinal, a Avenida Javier Prado Este, única via de acesso ao local, tem metade das faixas sendo utilizadas, uma vez que as mais distantes do estádio estão em obras.

Segundo locais, as obras de manutenção na pista são comuns, e não foram iniciadas por conta da partida. No dia, a via estará fechada para carros e os entulhos, ferramentas e tratores, por exemplo, não estarão mais no local, de acordo com funcionários que trabalhavam na obra nesta manhã de terça.

Aos pés do Cerro Puruchuco, no distrito de Ate, em Lima, o Monumental não tem em seus arredores grandes atrativos e comércios, além de contar com trânsito intenso como em quase toda capital peruana. Mesmo com a partida sendo sábado, é recomendável que os torcedores saiam com antecedência.

A viagem de Miraflores, parte mais turística de Lima e onde estão concentrados os torcedores, ao Estádio Monumental levou cerca de 45 minutos. O trajeto, feito por aplicativo de táxi, teve o custo de 21 sóis, aproximadamente R$ 27.

Levando tudo isso em consideração, torcedores do Flamengo estão se organizando para saírem juntos de Miraflores em ônibus alugados. Inicialmente, o grupo havia solicitado à empresa 10 ônibus, mas esse número aumentou nos últimos dias. A divulgação está sendo feita no boca a boca, nas próprias ruas de Lima, e também em grupos de Whatsapp de rubro-negros.










Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Leia também