Após decreto que libera mais armas, Bolsonaro diz que “povo está vibrando”
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que “o povo tá vibrando” com os novos decretos, assinados por ele, que liberam ainda mais o acesso a armas de fogo. A declaração foi feita pelo presidente em São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Bolsonaro está no Forte Marechal com a Família.
Na última sexta-feira, 12, foram publicados quatro decretos para facilitar o acesso a armas de fogo. Entre as novas medidas está a ampliação do número de armas que cada cidadão pode ter. Antes, o limite era de 4 e subiu para 6.
Segundo o Palácio do Planalto, o objetivo da medida é desburocratizar procedimentos, aumentar a clareza sobre a regulamentação, reduzir discricionariedade de autoridades e dar garantia de contraditório e ampla defesa.
Entre as novas medidas também está o aumento da quantidade de recargas e cartucho de calibre restrito que podem ser adquiridos por praticantes de tiro esportivo a cada ano. Antes, o limite era de 1 mil e subiu para 2 mil. Além disso, comerciantes de armas de pressão não precisam mais de registros dados pelo Exército. Os novos decretos entram em vigor em 60 dias.