Após quatro anos, Brasil reencontra a Sérvia com muitas mudanças e poucos remanescentes

O protagonismo de Neymar com a Seleção Brasileira permanece assim como enfrentou a Sérvia em 2018 (AFP)


Assim como foi no Mundial da Rússia, a Sérvia estará no caminho do Brasil na Copa do Mundo Qatar 2022. A diferença é que dessa vez a Seleção Brasileira estreia contra os sérvios, enquanto em 2018 o confronto ocorreu na última rodada da fase de grupos. Os comandados de Tite venceram por 2 a 0, gols de Paulinho e Thiago Silva. A torcida é para que o resultado se repita, apesar das muitas mudanças em relação ao jogo de quatro anos atrás.

A começar pela escalação do Brasil. Dos titulares daquela partida, apenas cinco foram convocados novamente: Alisson, Thiago Silva, Casemiro, Gabriel Jesus e Neymar. Esse número aumenta para nove se contarmos os jogadores quem não entraram em campo: Ederson, Marquinhos, Fred e Danilo, que na ocasião ficou fora do banco de reservas por causa de uma lesão muscular no quadril.

+ Copa do Mundo já começou; confira os jogos desta segunda-feira

Desde então muita coisa mudou. Marquinhos se tornou titular absoluto, Fred virou um dos homens de confiança do técnico Tite e Gabriel Jesus perdeu a camisa 9. Alisson, Danilo, Thiago Silva, Casemiro e Neymar mantiveram o nível e a condição de intocáveis no time, enquanto Ederson permaneceu como segundo goleiro.

Por ter feito o ciclo completo para a atual Copa do Mundo, Tite teve tempo para testar e renovar a Seleção Brasileira. São 16 estreantes em Copa do Mundo, número inflacionado pelo aumento de jogadores convocados, passando de 23 para 26 atletas. Dentre eles, Alex Sandro, Lucas Paquetá, Raphinha e Richarlison despontam como as principais novidades neste novo encontro com a Sérvia.

ALTERAÇÕES DA LISTA DE 2018 PARA 2022

Cássio - Weverton
Fagner - Daniel Alves
Miranda - Éder Militão
Pedro Geronal - Bremer
Marcelo - Alex Sandro
Filipe Luís - Alex Telles
Fernandinho - Fabinho
Paulinho - Bruno Guimarães
Renato Augusto - Lucas Paquetá
Philippe Coutinho - Éverton Ribeiro
Willian - Raphinha
Douglas Costa - Vini Jr. e Gabriel Martinelli
Taison - Antony e Rodrygo
Roberto Firmino - Richarlison e Pedro

FICHA TÉCNICA

BRASIL 2 X 0 SÉRVIA - COPA DO MUNDO RÚSSIA 2018
Local:
Estádio Spartak (Moscou)
Árbitro: Alireza Faghani (IRN)
Assistentes: Reza Sokhandan e Mohammadreza Mansouri (IRN)
Cartões amarelos: Ljajic, Matic e Mitrovic (SRB)
Cartões vermelhos: -
Público: 44.190 pagantes
Gols: Paulinho (36'/1ºT) e Thiago Silva (22'/2ºT)

BRASIL: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo (Filipe Luís 9'/1ºT); Casemiro, Paulinho (Fernandinho 20'/2ºT) e Philippe Coutinho (Renato Augusto 34'/2ºT); William, Gabriel Jesus e Neymar. Técnico: Tite.

SÉRVIA: Stojkovic; Rukavina, Milenkovic, Veljkovic e Kolarov; Matic, Milinkovic-Savic; Tadic, Ljajic (Zivkovic 29'/2ºT), Kostic (Radonjic 36'/2ºT); Mitrovic (Jovic 44'/2ºT). Técnico: Mladen Krstajić.