Após primeiras rodadas, especialistas comentam sobre expectativa acerca dos brasileiros na Europa

Leonardo Damico *
LANCE!
Arthur, Richarlison e Arthur foram grandes negociações envolvendo brasileiros nesta janela de transferências na Europa

Após primeiras rodadas, especialistas comentam sobre expectativa acerca dos brasileiros na Europa

Arthur, Richarlison e Arthur foram grandes negociações envolvendo brasileiros nesta janela de transferências na Europa


Grandes negociações tiveram os brasileiros como protagonistas na janela de transferências da Europa, o que sugere que o país segue com bastante prestígio no Velho Continente. O LANCE! conversou com jornalistas de algumas ligas europeias para saber sobre a expectativa da imprensa e de torcedores sobre os brasileiros que acabaram de se transferir e também sobre os que já estão em seus times por mais de uma temporada.

ESPANHA
Malcom - Barcelona
O atacante, ex-Corinthians, teve uma transferência turbulenta para o Barcelona. Fazendo ótimas temporadas pelo Bordeaux da França, o brasileiro despertou o interesse da Roma, da Itália, que já estava com todos os detalhes acordados com o atleta, mas ao final da negociação, o time catalão aplicou um chapéu nos italianos e fechou com Malcom.

Nesta temporada, o jogador de 21 anos já marcou um gol na partida em amistoso contra o Boca Juniors, atuou três partidas do torneio amistoso da Supercopa dos Campeões, marcando também um gol. Na La Liga, Malcom não foi utilizado na rodada de abertura contra o Alavés, mas entrou no segundo jogo contra o Valladolid, vindo do banco de reservas. Fernando Kallás, jornalista do 'SporTV' residente na Espanha, falou sobre o atacante:

- O Malcom era um desconhecido na Espanha, e o Barcelona contratou para disputar posição com o Dembele, que não convenceu por aqui ainda e tem alguns problemas extracampo, como a alimentação e disciplina. A primeira impressão que ele causou por aqui foi muito boa. Ele chega para disputar titularidade e vai jogar muito no time catalão. - disse.

Guilherme Arana - Sevilla
Contratado pelo Sevilla no início do ano, o lateral esquerdo, campeão do Brasileirão de 2017 pelo Corinthians, não teve muitas oportunidades nos últimos meses no time espanhol. O atleta chegou a ter o nome ligado a outros clubes nesta janela de transferências, mas o técnico Pablo Manchín prometeu ao jogador mais oportunidades. No início desta temporada jogou os primeiros amistosos como titular e marcou um gol na fase eliminatória da Europa League. O jornalista também falou sobre o atleta de 21 anos:

- Arana foi contratado sem nenhuma expectativa, é muito jovem e chegou de maneira discreta, assim não tem uma grande cobrança. Esse ano ele deve ter mais oportunidades e uma regularidade maior. Foi uma aposta do clube, tanto que não gerou muita mídia, ele vai ter tempo, paciência e tranquilidade para desenvolver o futebol dele. - comentou o jornalista em entrevista ao L!

Vinicius Junior - Real Madrid
A joia da base do Flamengo foi vendido ao Real Madrid ainda em meados de 2017, mas so chegou ao clube merengue no último mês, quando completou 18 anos de idade. Contratado por valores estratosféricos, Vinicius chegou cercado de expectativas, mas parece ter o total prestígio de Julen Lopetegui. O treinador, que chegou recentemente ao clube espanhol escalou Vinicius em algumas partidas dos amistosos de pré-temporada, mas ainda não estreou em partidas oficiais e foi relegado ao Real Madrid Castilla. Kallás falou sobre o garoto:

- Quando ele chegou, a imprensa espanhola não entendeu porque o Real Madrid tirou o jogador do Flamengo no meio da temporada brasileira, mas no fim das contas ele fez uma ótima temporada. De acordo com as informações do próprio clube, mesmo o colocando no Castilla, os merengues pretendem usar o Vinicius na rotação do time principal, ainda não como titular, mas a diretoria espera muito dele. - explicou o brasileiro que reside na Espanha.

Arthur - Barcelona
Depois de algumas indefinições se seria ou não contratado pelo Barcelona, o volante ex-Grêmio enfim, chegou ao clube catalão. Depois de se destacar com a camisa do tricolor gaúcho, Arthur foi contratado com bastante expectativa pelos blaugranas. Neste início de trabalho, Arthur atuou em todas os amistosos, marcando um bonito gol contra o Tottenham. No Campeonato Espanhol, o meia não foi titular contra o Alavés, mas entrou no segundo tempo contra o Valladolid.

- O Arthur tem entrado frequentemente no time do Barcelona, inclusive, jogando um pouco mais na frente como um meia ofensivo, diferente de quando vimos no Grêmio, quando atuava de segundo volante. Já marcou um golaço em amistoso e expectativa com relação a ele é grande. O vêem aqui como um substituto do Iniesta. - finalizou o jornalista.

ALEMANHA
Paulinho - Bayer Leverkusen

Disputado por grandes clubes na Europa, atacante ex-Vasco acertou com o Bayer Leverkusen, da Alemanha, depois de se destacar nas categorias de base da Seleção e no time carioca. Apesar da pouca idade, 18 anos, Paulinho já é tratado como uma promessa no futebol mundial. Na primeira partida do Bayer na Bundesliga, realizada no último domingo, o atacante figurou no banco de reservas. Kai Schiller, repórter do jornal 'HH Abendblatt' falou sobre o que os alemães esperam do jovem atleta:

- Na Alemanha, o Paulinho ainda não é muito conhecido, mas a imprensa e torcedores sabem que o jogador é uma promessa. Ele é muito novo, teve bastante assédio de vários clubes na Europa, mas ele acabou escolhendo o Leverkusen, até porque o clube é famoso por ter vários brasileiros na sua história, como por exemplo, Lúcio, Zé Roberto, Paulo Sérgio e vários outros. - disse o profissional alemão, que completou:

- Aqui na Alemanha, o Leverkusen tem as mesmas proporções que o Arsenal na Inglaterra, por exemplo. Por isso, pode ser um pouco precoce, um atleta da idade dele jogar em um clube grande. A equipe dá oportunidades para jovens e ele pode buscar sua vaga de titular, mesmo sendo difícil. Com as contratações que fez, o Leverkusen pode incomodar o Bayern de Munique na temporada, assim como o Dortmund e o Leipzig. - concluiu.

HOLANDA
David Neres - Ajax

Revelado nas categorias de base do São Paulo, o atacante de 21 anos chegou no início de 2017 ao Ajax, da Holanda. Nos primeiros meses, o garoto teve dificuldades de adaptação e jogou poucas vezes e chegou a atuar no time B do clube holandês. Contudo, o garoto foi peça principal na equipe na temporada passado, onde realizou 37 partidas e marcou 14 gols.

Neste inicio de temporada, David Neres foi titular em todos os jogos da equipe e já marcou um gol na fase eliminatória da Champions League contra o Standart Liége, da Bélgica. O jornalista holandês Jelle Kleinen, da 'Fox Sports Eredivisie' falou sobre a situação do brasileiro no futebol do país:

- Na Holanda, quando ele chegou, esperávamos que jogasse mais, e pelo baixo desempenho quando começou por aqui, teve de atuar por algumas partidas no time sub-21. Contudo, isso mudou na última temporada, e ele foi um dos jogadores mais importantes do time, principalmente nos jogos do campeonato holandês, onde marcou 14 gols - disse Kleinen, que complementou.

- Em geral, a opinião na Holanda é positiva. Um jogador criativo que pode marcar gols, ter assistências, jogar em várias posições. Nesta janela, David Neres foi sondado pela Roma, mas o Ajax tem grandes objetivos na temporada, principalmente na Champions League e por isso dificulta qualquer negociação do atacante agora. - falou o comentarista holandês ao L!

INGLATERRA
Richarlison - Everton

Talvez o brasileiro que tenha começado a saga no novo de maneira mais animadora foi o atacante do Everton. Com boas atuações principalmente no segundo semestre de 2017 pelo Watford, Richarlison foi um pedido direto do técnico Marco Silva e ao que tudo indica irá brilhar com a camisa dos Toffes.

Nas três primeiras partidas da Premier League, o jogador de 21 anos já balançou as redes por três oportunidades. João Castelo Branco, correspondente dos canais 'ESPN Brasil' na Inglaterra, comentou sobre os primeiros momentos do ex-atleta do Fluminense com a nova camisa:

- Na primeira temporada dele, ele impressionou. No Watford, começou a temporada passada muito bem, fazendo gols e dando assistências, mas ao fim da temporada, ele caiu um pouco de produção, devido aos anos que não tirou férias, grande desgaste físico, inverno na Europa e troca no comando do Watford. Tive oportunidade de ir ao estádio do Watford algumas vezes, e a torcida do time tinha um carinho enorme pelo brasileiro, com muitos usando a camisa do jogador. - revelou o repórter, que emendou:

- Ele tem as características que a Premier League necessita, um atleta rápido, que tem qualidade e muita força. Richarlison é um jovem muito humilde, simpático e bastante dedicado. Tem tudo pra dar certo no Everton, principalmente sob comando de Marco Silva, que dá muitas oportunidades pra ele e fala o mesmo idioma. Muita gente por aqui questionou o valor pago por ele, mas ele já marcou três gols em três jogos e está provando que é muito promissor. - disse João Castelo Branco.

Felipe Anderson - West Ham
Recém-chegado ao futebol inglês, outro nome que chega rodeado de expectativas é o do Felipe Anderson. O meia de 25 anos foi a contratação mais cara da história do West Ham e é esperado do jogador o que ele vinha fazendo nas últimas temporadas da Lazio, onde se destacou. O jornalista brasileiro também comentou sobre o meia que foi titular no três jogos dos Hammers até aqui no Campeonato Inglês:

- O Felipe chega um pouco mais pressionado, foi a contratação mais cara da história do West Ham. É um jogador habilidoso e ofensivo, mas não vai ser fácil pra ele, terá muita cobrança, adaptação ao futebol inglês e entrosamento rápido com as várias contratações do time. Mas acredito que ele vá bem na temporada. - comentou o brasileiro.

Alisson - Liverpool
Com problemas na posição de goleiro, o Liverpool comprou o arqueiro brasileiro da Roma. Alisson chegou com status de goleiro mais caro da história, mas já perdeu o posto para Courtois e Kepa, que se transferiram para Real Madrid e Chelsea respectivamente. Revelado no Internacional, o jogador de 25 anos chega para ser o salvador da pátria no time de Jurgen Kloop e foi titular em todas as partidas oficiais desde que aportou na Inglaterra. João Castelo branco complementou falando sobre o atleta:

- Talvez seja o mais pressionado dentre todos os brasileiros que chegaram na Inglaterra agora, devido à baixa qualidade técnica dos últimos goleiros do Liverpool, Mignolet e Karius. Chegou na época como goleiro mais caro da história, e começa com status de salvador nos Reds, e têm tudo pra vingar, pelas primeiras impressões e as ótimas temporadas na Roma; é um jogador muito qualificado. - finalizou.

* Sob supervisão de Aigor Ojêda




























































Leia também