Após a primeira fase da Copinha, dirigentes destacam projetos de formação

Rodrigo Corsi/FPF-SP


A segunda fase da Copinha 2023 terá início nesta quinta-feira (12), restando 64 das 128 equipes que iniciaram a competição. A poucos passos do profissional, cada partida pode ser decisiva para os atletas ganharem mais visibilidade e chegarem ao time principal. Pensando nisso, os dirigentes de algumas das equipes classificadas comentaram sobre a oportunidade recebida pelas jovens promessas e destacam os projetos dos clubes para ir o mais longe possível dentro da competição.

No Goiás, clube que passou por uma reformulação em suas categorias de base em 2022, a classificação veio acompanhada da liderança do Grupo 13, com sete pontos conquistados. O Diretor das Categorias de Base do Esmeraldino, Eduardo Pinheiro, afirma que se destacar na Copinha pode representar uma mudança de vida para os atletas.

>Veja as últimas do mercado no novo vaivém do LANCE!

- A grande maioria dos atletas sabe que, quando chega na Copinha, todos os olhos estão voltados para eles. Fazer uma boa campanha é o trampolim para chegarem ao profissional, que é o grande sonho da vida deles. O nosso planejamento é todo feito com base no que o profissional faz, o que é essencial para chegarmos longe na competição. Ser campeões e fazer uma boa campanha já é um processo de formação por si só. Por isso, dentro da Copinha, que é um torneio de tiro curto, é importante competir e ganhar - afirma Eduardo.

Após encerrar a primeira fase na liderança do Grupo 15, com seis pontos, o Novorizontino é outro clube que cumpriu com a primeira etapa da missão de estender ao máximo a participação na competição. Um dos objetivos da diretoria é dar oportunidade aos jovens e trazer maturidade ao grupo. Marildo Ferreira, coordenador de base do Tigre do Vale, valorizou a classificação, mas diz que ainda há muito para ser conquistado:

- Conseguimos apenas avançar para a segunda fase do torneio, mas, sem dúvida, por conta do alto nível da competição, conseguir uma vaga para a próxima etapa já é um grande feito, uma vez que diversas equipes de qualidade não avançaram. O nosso grande objetivo é erguer a taça, por isso esperamos estar na decisão. Conhecemos o processo e sabemos dos obstáculos que teremos.

No início da Copinha, o Avaí sofreu com uma derrota por 3 a 1 na estreia para o Ceilândia. Na rodada seguinte, o clube catarinense empatou em 2 a 2 com o América-RN. Apesar do começo conturbado, o Leão da Ressacada se recuperou, venceu o Catanduva por 2 a 0 na última partida da fase de grupos e garantiu a classificação para a segunda etapa do torneio.

Para Júlio César Heerdt, Presidente Executivo do Avaí, é importante realizar boas campanhas nas categorias de base, porém a prioridade é subir jogadores para o time principal:

- Entendemos que o principal objetivo da base é revelar jogadores. Claro que conseguir as vitórias e chegar longe na Copinha é um objetivo, mas, para nós, a prioridade é avaliação da comissão técnica e do departamento de Análise de Desempenho. A expectativa é ir o mais longe possível, sem dúvida. Mas não deixar que o resultado nos paute.

CONFIRA OS CONFRONTOS NA SEGUNDA FASE DA COPINHA

QUINTA-FEIRA (12)

10h30 - Cruzeiro x Parauapebas-PA
11h - Cuiabá x Capivariano
12h45 - Grêmio x Picos
12h45 - Sport x Zumbi
12h45 - Goiás x Porto Vitória
15h - Tanabi x Chapecoense
15h - Fluminense x Atlético Guaratinguetá
15h - Novorizontino x Flamengo-SP
15h - Coritiba x Vitória da Conquista
17h15 - Athletico-PR x Guarani
17h15 - Palmeiras x Sampaio Corrêa
19h - Mirassol x Ariquemes
19h - Ceilândia x Floresta
19h30 - Atlético-GO x Juazeirense
19h30 - Flamengo x Avaí
21h45 - Corinthians x Comercial-SP

SEXTA-FEIRA (13)

10h - Ituano x Sharjah Brasil
10h30 - Atlético-MG x Nova Iguaçu
11h - Santo André x Bahia
12h45 - Vasco x Ibrachina
12h45 - Botafogo-PB x Hercílio Luz
12h45 - Remo x Nacional
15h - XV de Piracicaba x Fortaleza
15h - América-MG x CSP
15h - Rio Claro x Desportivo Brasil
15h - Vila Nova-GO x Água Santa
15h - São Bernardo x Santos
17h15 - Botafogo x Lemense
19h - Bragantino x São Carlos
19h - SKA Brasil x Oeste
19h30 - Internacional x Aster Brasil
21h - São Paulo x Retrô