Após lesão, WSL confirma retorno de Gabriel Medina no Challenger de Saquarema

Medina irá disputar o Challenger de Saquarema, marcado para o início de novembro (Foto: Daniel Smorigo/WSL)


Tricampeão mundial de surfe, Gabriel Medina voltará a competir no início do próximo mês. Parado desde junho, quando sofreu uma contusão no joelho durante a etapa de Saquarema da WSL, o brasileiro estará na disputa do Challenger Series, entre os dias 1º e 8 de novembro — novamente na cidade carioca, conhecida como "Maracanã do Surfe".

+ Clube paulista tem plano por Gatito, Bruno Guimarães na mira de gigantes … o Dia do Mercado!

A Challenger Series é considerada a série B da liga principal, e Medina entrará na competição preocupado apenas em ganhar ritmo até o retorno do circuito — no qual já está garantido, com início previsto para o dia 29 de janeiro de 2023, em Pipeline.

A Praia de Saquarema é um reduto tradicional do surfe brasileiro, com três disputas oficiais da WSL ao longo do ano. Além da elite, denominada Championship Tour, a cidade hospeda o Challenger Series e o QS 5000, equivalente à série C.

+ Gabriel Medina é flagrado aos beijos em boate gaúcha

O Challenger Series tem início marcado para o dia 1º de novembro, e 160 competidores — 96 no masculino e 64 no feminino — vão às águas para somar pontos rumo ao sonho de disputar o Championship Tour — vencido por Medina três vezes, e que tem como atual campeão o também brasileiro Filipe Toledo.

+ Chefão da WSL explica posicionamento da liga após problemas com Gabriel Medina

O Brasil se tornou uma potência do surfe nos últimos anos, conquistando nada menos do que seis dos últimos oito títulos em disputa. Gabriel Medina venceu em 2014, 2018 e 2021, enquanto Adriano de Souza (2015), Ítalo Ferreira (2019) e Filipe Toledo (2022) garantiram as outras conquistas. O único surfista de fora a ser campeão no período foi o havaiano John John Florence, em 2016 e 2017.