Após eliminação, Flamengo terá sequência importante que pode definir rumo do clube na temporada

Lucas Pessôa*
·3 minuto de leitura


Não há tempo a perder. Após ser eliminado da Copa do Brasil nesta quarta-feira, o Flamengo precisa virar a chave e focar nas duas competições restantes na temporada: o Brasileirão e a Libertadores. Isso porque, nas próximas duas semanas, o Rubro-Negro terá pela frente uma sequência de cinco partidas decisivas que podem definir o rumo do clube até fevereiro de 2021.

Com apenas uma vitória nas últimas seis partidas, o Flamengo deixou para trás a boa fase que viveu em outubro e atravessa o momento mais turbulento do ano. Além da queda na Copa do Brasil, o Rubro-Negro completou um mês sem vencer uma partida pelo Campeonato Brasileiro. O último triunfo foi a goleada de 5 a 1 sobre o Corinthians, em 18 de outubro.

Desde então, foram dois empates (Inter e Atlético-GO) e duas derrotas (Atlético-MG e São Paulo), que não só impediram o clube de assumir a liderança, mas também o rebaixaram para a quarta posição, com 36 pontos. Apesar de estar a apenas dois pontos do atual líder Atlético-MG (38), o Flamengo ainda pode ser ultrapassado pelo Palmeiras (35), que tem um jogo a menos , e ver o São Paulo (36) abrir nove pontos de vantagem - caso vença os três jogos atrasados.

Diante deste cenário, a partida diante do 18º colocado Coritiba, neste sábado, às 19h (de Brasília), ganha tons de decisão para o Rubro-Negro. Com uma vitória no Maracanã, o clube pode até assumir a liderança da competição de forma provisória. Por outro lado, um novo tropeço pode fazer o clube perder mais duas posições e se complicar na tabela.

+ CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Após o Coritiba, o Flamengo terá pela frente mais dois confrontos especiais em sequência no Campeonato Brasileiro. Primeiro, em 27 de novembro, o Rubro-Negro visita o concorrente direto Grêmio, que venceu as últimas oito partidas. Na semana seguinte, o adversário será o rival Botafogo, que não vive boa fase e precisa desesperadamente da vitória para fugir da zona de rebaixamento.

No meio dessa série de jogos importantes no Brasileirão, o Flamengo ainda irá disputar com o Racing uma vaga nas quartas de final da Copa Libertadores. A partida de ida, na Argentina, será na próxima terça-feira, às 21h30 (de Brasília), enquanto a volta está marcada para o meio de semana seguinte, no Maracanã.

CONFIRA DETALHES DA SEQUÊNCIA DE JOGOS:

21/11 - Flamengo x Coritiba (Brasileirão - 22ª rodada)
24/11 - Racing x Flamengo (Libertadores - ida das oitavas)
27/11 - Grêmio x Flamengo (Brasileirão - 24ª rodada)
01/12 - Flamengo x Racing (Libertadores - volta das oitavas)
05/12 - Botafogo x Flamengo (Brasileirão - 24ª rodada)

HISTÓRIA SE REPETINDO?

Se o momento atual não é bom, o torcedor do Flamengo pode se agarrar ao que aconteceu em 2019 para manter as esperanças. Sob o comando de Jorge Jesus, o Rubro-Negro também foi eliminado de forma precoce da Copa do Brasil (nas oitavas de final para o Athletico) e apostou todas as fichas nas disputas do Brasileirão e da Libertadores. O final todo mundo já conhece.

* estagiário sob a supervisão de Leonardo Martins