Aos 43 anos, Formiga se aposenta da seleção brasileira

·2 min de leitura
A meia Formiga (esq.) já disputou sete copas do mundo e sete edições dos jogos olímpicos com a seleção brasileira (AFP/Philip FONG)

Dona de uma impressionante coleção de recordes de longevidade no futebol feminino, a meia Formiga vai se aposentar da seleção brasileira no dia 25 de novembro, em um amistoso contra a Índia, informou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta terça-feira.

"Aos 43 anos, a meia coleciona 233 jogos com a Amarelinha e retorna ao time para um adeus à camisa que tanto honrou", disse a CBF em um comunicado. A despedida da meia paulista será contra a seleção indiana na primeira partida do Torneio Internacional de Futebol Feminino, uma competição amistosa que será disputada entre 25 de novembro e 1º de dezembro em Manaus.

Formiga, que deixou o Paris Saint-Germain em junho passado para assinar com o tricolor paulista até dezembro de 2022, é a única jogadora que já participou dos sete torneios olímpicos de futebol feminino da história, que fizeram sua estreia nos Jogos de Atlanta-1996.

A lendária camisa 8 conquistou duas medalhas de prata, em Atenas-2004 e Pequim-2008, e foi titular na eliminação do Brasil nas quartas de final das Olimpíadas de Tóquio contra o Canadá (0-0 no tempo regulamentar, 4-3 nos pênaltis) em 30 de julho.

Ela foi substituída durante a partida por Angelina, uma jogadora 22 anos mais jovem.

Nascida em Salvador na Bahia em 1978, esta incansável meia estreou na seleção brasileira em 1995, aos 17 anos.

A jogadora nasceu em um ano em que ainda era ilegal para as mulheres jogar futebol no Brasil devido a uma lei, promulgada em 1941, que considerava esse e outros esportes "incompatíveis com as condições de sua natureza". A proibição durou até 1979.

Formiga também é a única jogadora de futebol - incluindo o futebol masculino - que já participou de sete edições da Copa do Mundo (1995, 1999, 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019).

Até hoje, ela continua sendo a jogadora mais velha a disputar uma Copa do Mundo Feminina (41 anos em 2019) e a marcar um gol nessa competição (37 anos, em 2015).

lg/lab/bpa/raa/mls/cl/aam

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos