Aos 23 anos, Mbappé iguala marcas de Zidane e Platini na Copa do Mundo

Mbappé busca o bicampeonato mundial (Foto: Franck Fife/AFP)


Kylian Mbappé começou a Copa do Mundo 2022 da mesma forma com que terminou a de 2018: balançando as redes. O atacante fez o terceiro gol da França na goleada por 4 a 1 sobre a Austrália, de virada, na estreia da sua seleção no Grupo D da competição. Com apenas 23 anos de idade, o companheiro de Neymar no Paris Saint-Germain já soma cinco gols em oito partidas de Mundial.

Com o tento anotado nesta terça-feira, Mbappé se juntou a dois grandes ídolos franceses na terceira posição do ranking de artilheiros do país na disputa: Michel Platini e Zinedine Zidane. O atual camisa 10, no entanto, foi quem atingiu a marca mais rápido. Tanto Platini quanto Zidane disputaram três edições da Copa, enquanto que o craque do PSG está iniciando a sua segunda.

Kylian agora está a apenas uma bola na rede de igualar outro grande ídolo francês que também levantou a taça de campeão do mundo: Thierry Henry. Vencedor em 1998 e algoz do Brasil em 2006, o ex-Arsenal e Barcelona marcou seis vezes em 17 atuações. Apenas Just Fontaine, com seus impressionantes 13 gols em seis jogos na Copa de 1958, aparece à sua frente.

Com a goleada sobre os australianos, a França lidera o Grupo D de forma isolada, já que Dinamarca e Tunísia não saíram do zero na estreia. O próximo duelo dos comandados do técnico Didier Deschamps será no sábado, às 13 horas, contra os dinamarqueses.

MAIORES ARTILHEIROS DA FRANÇA NA COPA DO MUNDO

1º - Just Fontaine - 13 gols em 6 jogos
2º - Henry - 6 gols em 17 jogos
3º - Mbappé - 5 gols em 8 jogos
​Zidane - 5 gols em 12 jogos
Platini - 5 gols em 14 jogos