Ao L!, Pedro Lima celebra sucesso da base do Palmeiras: 'A gente não cansa nunca'


Até aqui, o Palmeiras conquistou tudo o que foi possível na base em 2022 e o sucesso das categorias inferiores do clube não tem sido apenas nos resultados, mas principalmente nas joias que têm saído de lá. Um que está despontando e pode pintar em breve no profissional é o meio-campista Pedro Lima, que celebrou os títulos do sub-20 na temporada, mas prega cautela ao falar do time de cima.


> Saiba os clubes do Brasil que mais cederam jogadores para Copas
> Veja a tabela da Copa do Mundo-2022 clicando aqui


Em entrevista ao LANCE!, o jogador de 19 anos, que está entre os convocados da Seleção Brasileira sub-20, foi uma das peças principais do elenco do técnico Paulo Victor Gomes neste ano. O sub-20 alviverde levou a Copinha (de forma inédita), o Brasileirão e a Copa do Brasil. Um sequência perfeita com uma tríplice coroa nacional, reforçando a potência que é o Verdão nas categorias de base.

- Foi um ano muito bom pra gente. Começamos 2022 com título e terminamos com título. Coletivamente nós evoluímos muito, graças ao professor Paulo (Victor Gomes). Aqui a gente sempre se prepara para ganhar todos os campeonatos. E a gente fica muito feliz de ter vencido três dos quatro torneios que participamos. Mostra a força desse grupo! - comentou o meio-campista ao L!.

Elenco não cansa de ganhar títulos

O Alviverde pode fechar 2022 com todos os títulos da base organizados pela CBF, uma vez que já conquistou as Copas do Brasil sub-17 e sub-20, e o Brasileirão sub-20, e nesta quinta-feira enfrenta o Grêmio, ás 21h30, pelo Brasileiro sub-17. Para Pedro Lima, o segredo do clube é que os jogadores nunca cansam de ganhar.

- A principal diferença do Palmeiras para as outras categorias de base está na nossa vontade de vencer. A gente não cansa nunca. Não nos acomodamos com nenhum título. Esse clube tem fome de vitória. Acho que isso também se deve muito graças ao trabalho do João Paulo em todas as categorias, porque é assim desde baixo.

Para provar que essa garotada não se cansa de ganhar, Pedro Lima já pensa na Copinha de 2023. Apesar de ainda não saber se vai ou não ser relacionado para o torneio do início do ano, ele garante que o Palmeiras é favorito para conquistar o bicampeonato do torneio.

- A gente ainda não sabe quem vai pra Copinha e quem vai fazer pré-temporada com o time principal, mas de qualquer forma, eu jogando ou não, o Palmeiras briga, sim, pelo bi. Temos muitos jogadores bons aqui e que podem levar a equipe longe na competição.

Treino Palmeiras
Treino Palmeiras

Pedro Lima já treinou nos profissionais (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Ida para o profissional e recado de Abel Ferreira

Além dos três títulos deste ano com o sub-20, Pedro Lima acumula os Paulistas sub-13 (2016) e sub-20 (2021), a Copa do Brasil sub-17 e a Supercopa do Brasil sub-17, ambas em 2019. Com todo esse currículo e o futebol que tem apresentado, o caminho natural é pensar em uma promoção ao elenco principal. No entanto, ele não quer queimar etapas e quer primeiro pensar em conquistar seu espaço.

- Eu não penso muito em um lugar quero ocupar no Palmeiras. Ainda não. Quero conquistar meu espaço, merecer meu tempo em campo e retribuir o que esse clube me deu desde sempre. Como na base, quando chegar no profissional quero levantar muitas taças na frente da nossa torcida - declarou o meio-campista.

No entanto, não é difícil que Pedro Lima apareça entre os profissionais já em 2023. Além de ser uma posição que o elenco vai ficar carente por conta de saídas, tanto o técnico Abel Ferreira, quanto a presidente Leila Pereira já avisaram que muitos reforços virão das categorias de base, o que anima o jovem de 19 anos.

- É muito legal ouvir do Abel (Ferreira) que ano que vem ele pretende usar ainda mais a base. A gente fica animado. Esse ano já foi muito bom ver vários companheiros do sub-20 atuando no time de cima e acredito que seja uma tendência para os próximos anos - concluiu.

Meio-campista está com a Seleção Brasileira de sua categoria

Nesta quinta-feira, às 19h30, Pedro Lima atuará pela Seleção Brasileira sub-20, que está no Chile para dois amistosos contra a seleção local. A preparação é de olho no Sul-Americano da categoria, previsto para ser realizado entre os dias 19 de janeiro e 12 de fevereiro, na Colômbia, valendo vaga no Mundial.

Pedro Lima e Kaique - Seleção Brasileira sub-20
Pedro Lima e Kaique - Seleção Brasileira sub-20

Pedro Lima ao lado de Kaique, seu companheiro de base no Palmeiras, ambos na Seleção Brasileira sub-20 (Foto: Adriano Fontes/CBF)