Ao L!, Paulão abre jogo sobre futuro: 'Não penso e não desejo parar'

Paulão está livre no mercado (Divulgação)


Após uma saída conturbada do Cuiabá, Paulão está livre no mercado. O zagueiro de 36 anos concedeu entrevista exclusiva ao LANCE! e revelou que busca atuar em um novo clube na próxima temporada.

- Eu pretendo e quero estar jogando ainda. Não penso em parar e não desejo parar. Me sinto muito bem ainda e tenho uma coisa em mente que só penso em parar quando sentir que não consigo mais corresponder mais com aquilo que eu faço e sempre fiz. Até o momento algumas situações surgiram, mas nada em definitivo. Com a Copa do Mundo e final de ano, o mercado não está tão ativo como nos últimos anos. Mas espero sim iniciar o ano fechado com uma equipe. Algumas coisas apareceram, mas não conseguimos dar direcionamento. As duas partes não foram pelo mesmo caminho. Alguns pensaram em tempo de contrato. Sabemos como é quando chega a situação de um jogador mais experiente. Mas espero que se inicie o ano e eu esteja com contrato para continuar trabalhando.

+ Gabigol no topo: pesquisa aponta jogadores mais chatos do Brasil

+ Zico elogia neto após Jogo das Estrelas e manda mensagem a Pelé e Roberto Dinamite

Ao longo da resenha, Paulão contou que vem se preparando fisicamente para 2023 com preparador físico e nutricionista. O jogador também revelou ao LANCE! como vem sendo as movimentações dos clubes durante esta janela de transferências.

PREPARAÇÃO PARA 2023

- Eu sou um cara que me preparo bem. Procuro me cuidar e estar sempre ativo. Relaxo um pouco a mente por conta da pressão toda do ano, mas meu corpo continua sempre ativo. Faço meus trabalhos e não sou muito de estar me expondo. Não que seja errado, mas não sou desse tipo de pessoa. Faço meus trabalhos físicos em casa. Tenho meu preparador físico, nutricionista e pessoas que me ajudam particularmente. Então, estou sempre ativo. Não me deixo levar pelas situações em estar de férias e parar totalmente. A gente diminui um pouco o ritmo, mas continua ativo para não sentir tanto no início da temporada. Procuro estar sempre bem comigo e com o meu corpo. A partir do momento que me sinto bem com o meu corpo, mesmo nas férias, eu continuo trabalhando.

PROCURA DOS CLUBES

- Quando você vai ficando mais experiente, as pessoas vão te procurar pela tua experiência. As equipes estão me procurando com essa direção. Chegar, um cara que vai nos ajudar. Vai ter aquela disputa de posição, como é totalmente tranquilo comigo. É o respeito pela pessoa e pelo jogador. Sou um cara que respeito muito. Nos clubes onde passei, tenho um respeito por todo mundo. Tenho uma amizade por todos os clubes que eu passei. Justamente pelo tratamento, respeito, saber chegar e sair, chegar no clube e exercer essa liderança, que é necessária. Os clubes têm me procurado nessa direção de chegar, ser um cara que vai comandar o grupo, estar próximo do treinador, que vai agregar se tiver fora, jogando ou não. Respeito as posições, sabemos como é a hierarquia, mas estamos aí para ajudar.

SAF

- Nenhum clube SAF me procurou ainda. Se vier a procurar, ótimo. Muito bom. Os jogadores que permanecem num clube SAF, são jogadores que já estavam ali e fizeram parte do plantel anterior. Vemos os clubes SAF procurarem os jogadores mais novos porque é a maneira de se fazer dinheiro, com a venda desses jogadores. Os jogadores mais experientes, eu acredito que é a procura para equilibrar o grupo. Porque sabemos que o Campeonato Brasileiro é muito competitivo. Mas também precisa de uma liderança e um jogador mais experiente. Em um certo momento é nas costas do mais experiente que vai estar exposta. Não que jogadores mais novos não vão fazer isso. Só que acaba acontecendo. Há esse equilíbrio e espero que alguma equipe que se tornou SAF me procure, até mesmo para fazer um trabalho diferente. O Cuiabá é diferente de qualquer outra equipe SAF que está no Campeonato Brasileiro. Estamos na expectativa para que algum desses clubes possam aparecer.

PROJEÇÃO PARA 2023

- Projeto um ano muito bom. Espero que seja um ano muito bom e continue sendo como tem sido nos últimos anos. Uma coisa ali fora da curva, mas faz parte. Vamos seguindo e espero que seja um ano muito bom. Que inicie com o título do campeonato regional, que graças a Deus eu tenho vencido os últimos. Tenho feito parte de grupos que tem vencido e espero que seja assim em 2023. Que venhamos a conquistar também o Brasileiro, Sul-Americana, Libertadores, porque são títulos que ainda não venci. Mas já disputei essas competições. Espero vencer e marcar os próximos anos na história de algum clube. Espero que seja um ano vitorioso no geral.

Durante sua extensa carreira, Paulão teve passagens por clubes como Grêmio, Cruzeiro, Internacional, Vasco, América-MG, Fortaleza e Cuiabá. Apesar da idade avançada, ele acredita que ainda pode contribuir muito com sua experiência e liderança no futebol brasileiro.