Antes e depois: os números e títulos do Manchester City sob comando de Guardiola

Vitor Beloti
·2 minuto de leitura

Quanto mais o questionam, mais taças são colocadas em sua estante de troféus. Na tarde do último domingo (25), o Manchester City conquistou mais uma taça sob o comando de Pep Guardiola, após uma grande vitória por um placar mínimo, 1 a 0, sobre um dos seus grandes rivais das últimas temporadas, o Tottenham.

Mesmo sofrendo fortes críticas durante os últimos anos por não conquistar a tão sonhada Champions League, Pep continua fazendo seu trabalho com grande excelência e empilha títulos desde que chegou ao clube azul de Manchester. A Copa da Liga Inglesa, que faturou neste domingo, em Wembley, significou o quarto título seguido do técnico pela competição.

E tem muito mais. Desde sua chegada, o Manchester City venceu duas vezes o Campeonato Inglês, mais conhecido como Premier League, uma Copa da Inglaterra e duas vezes a Supercopa, totalizando 9 títulos em pouco menos de cinco anos à frente do time. Podemos separar, portanto, a história do clube em antes e depois de Guardiola: fundado em 1880, o City faturou 18 troféus de primeiro nível na Inglaterra nos 135 anos de existência antes da chegada do catalão. Pep já soma 50% desde número (9) em apenas cinco anos de casa.

Manchester City vence o Tottenham por 1 a 0 e comemora mais um título na era de Pep Guardiola. | Clive Rose/Getty Images
Manchester City vence o Tottenham por 1 a 0 e comemora mais um título na era de Pep Guardiola. | Clive Rose/Getty Images

No entanto, mesmo com mais um título conquistado, os comandados de Pep não perderam a fome de triunfar mais troféus. Pela primeira vez na história, o Manchester City chega a uma semifinal de Champions League, e enfrenta o PSG, na busca da orelhuda. É a grande chance de Pep rebater os críticos que tanto o 'cornetam' durante os últimos anos.

Além disso, com 10 pontos de vantagem para o segundo colocado - seu maior rival, o Manchester United - faltando apenas 5 rodadas para o término do campeonato, o lado azul de Manchester mantém bem encaminhada a conquista de mais um torneio nessa temporada. Será a terceira Premier League de Pep Guardiola em seu tempo no Etihad. Um feito histórico e que sempre será lembrado por todo amante do futebol.