Um ano sem Cruyff: Barça e Ajax homenageiam lenda holandesa

Há um ano, o maior jogador de futebol holandês de todos os tempos e um dos maiores da história do futebol nos deixava. Johan Cruyff faleceu em 24 de março de 2016, devido a um câncer no pulmão, o qual lutou durante meses até que não resistisse. O aniversário da morte do lendário jogador, líder da emblemática seleção holandesa de 1974, não passou em branco no mundo do futebol.

Além de encantar o mundo com o grande futebol praticado pela seleção da Holanda, Cruyff também marcou época nas equipes de Ajax e Barcelona, onde estabeleceu sua filosofia de jogo no DNA dos clubes.

E nesta sexta, os dois clubes homenagearam Cruyff com a lembrança do aniversário de seu falecimento. “Já faz um ano que ele nos deixou, mas ele ainda vive em nossos corações: Johan Cruyff”, publicou o Ajax em sua página oficial do twitter, além de um vídeo com imagens da carreira do craque, desde a adolescência até os dias de auge com a camisa de grandes clubes europeus.

Quem também mencionou o ex-jogador foi o perfil da Federação Holandesa, lembrando em seu site oficial que, como a seleção nacional tem duelo neste sábado (contra a Bulgária, pelas Eliminatórias Europeias), espera que a equipe possa homenagear seu maior nome com uma vitória no confronto.

O Barcelona, por onde Cruyff foi jogador e técnico, lembrou a data de um ano sem o ídolo com uma frase forte: “Nós aprendemos a sonhar com você. Obrigado, Johan”, devido aos feitos do camisa 14 pelos blaugranas. No site oficial do clube, recordações da história construída pelo holandês no Camp Nou foram publicadas.

A year without Johan pic.twitter.com/Cyxx5YiI8y

— FC Barcelona (@FCBarcelona) March 24, 2017