André Brasil abre vaquinha para processar Comitê Paralímpico Internacional

·2 min de leitura
André Brasil é um dos maiores vencedores da natação paralímpica. Foto: Buda Mendes/Getty Images
André Brasil é um dos maiores vencedores da natação paralímpica. Foto: Buda Mendes/Getty Images

Sete vezes medalhista de ouro em edições das paralimpíadas, o nadador André Brasil abriu uma vaquinha nesta semana para custear gastos de um processo contra o Comitê Paralímpico Internacional.

Com a divulgação de novos critérios de classificação, o brasileiro foi considerado inelegível e por isso resolveu tomar a medida de processar o IPC.

Para que o processo corra na Alemanha, onde a entidade está sediada, os tribunais exigem um depósito de 10 mil euros, 63 mil reais na cotação atual. Além disso, o para que corra o Comitê pede um pagamento de 22 mil euros (aproximadamente 137 mil reais) para cobrir as despesas em caso de derrota judicial do brasileiro.

Com o custo tão alto para seguir com a ação, o multicampeão resolveu pedir ajuda aos fãs para buscar que seu caso seja revisto pela entidade máxima dos esportes paralímpicos.

Reclassificação foi anunciada em 2019

André Brasil competia na classe S10, que contempla deficientes físicos. Ele tem uma perna cinco centímetros menor que a outra devido a uma reação vacinal rara. Pela avaliação do atleta e do Comitê Paralímpico Brasileiro, ele tem grau 0 de força, mas a reclassificação feita por um fisioterapeuta avaliou seu grau com 3, o que ajudou a perder a condição de seguir competindo.

A decisão foi divulgada em 2019 e o afastou dos jogos de Tóquio, realizados em agosto passado.

Seu melhor momento aconteceu em Pequim 2008, quando subiu no lugar mais alto do pódio quatro vezes. Quatro anos mais tarde, em Londres, ele faturou três ouros. Já no Rio de Janeiro em 2016, ficou com duas pratas e dois bronzes. Além das conquistas, André bateu recordes mundiais nos 50m e 100m livre.

André tem também 32 medalhas em Mundiais e 21 em Parapan-americanos.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos