ANÁLISE: Palmeiras perde dois titulares essenciais e contará ainda mais com os planos de Abel


O Palmeiras praticamente selou a saída de Danilo para o Nottingham Forest-ING e, com isso, perde mais um titular importante das últimas temporadas históricas do clube. Sem ainda ter contratado e com aposta na permanência de uma espinha dorsal, o Verdão contará ainda mais com o trabalho e os planos de Abel Ferreira. O ano de 2023 promete ser daqueles que colocará muito coisa à prova.

> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui

Antes do jovem meio-campista, o Alviverde já havia perdido Gustavo Scarpa, melhor jogador do Brasileirão-2022, e talvez o melhor palmeirense da temporada. Até o momento, não houve reposição para essa saída e a tendência é de que nem haja, pois é um atleta com status de insubstituível por tudo o que conquistou e representou nos últimos anos. O jeito é buscar alternativas para ele.


O mesmo sentimento vale para Danilo. Por mais que se busque um substituto, dificilmente será encontrado um jogador do mesmo nível e que se encaixe perfeitamente nesse esquema vencedor que vem desde 2020. É um garoto diferenciado, raro no mercado. Novamente, o jeito será criar alternativas para suprir a ausência, seja com reforços, seja com os famosos planos de Abel Ferreira.

Todos os movimentos do departamento de futebol para esta temporada apontam para essa aposta na capacidade de Abel. Não é à toa, ele já mostrou que é um profissional competente e que apresenta resultados, mas não deixa de ser curiosa essa centralização das expectativas.

> Veja os clubes da Série A que mais anunciaram reforços até aqui para 2023

Claro, não podemos nos esquecer que o clube renovou o contrato de quase todos os titulares, que tiveram suas permanências garantidas por, pelo menos, mais duas temporadas. No entanto, a aposta também está aí, quando se acredita ser possível manter um grupo motivado e competitivo para buscar novas conquistas mesmo sem trazer reforços. A crença é que Abel promova tudo isso.

Palmeiras x América-MG - Gustavo Scarpa
Palmeiras x América-MG - Gustavo Scarpa

Scarpa foi outro a deixar o Palmeiras em 2023 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Talvez por tudo o que essa equipe já ganhou e já mostrou, a temporada de 2023 seja mesmo uma espécie de entressafra. Ou seja, mesmo que não conquiste títulos, a ideia é que se tenha a noção que o trabalho permanece sendo feito, e essa etapa é uma transição para a montagem de uma nova cara para o time, principalmente com os novos garotos da base subindo. Não deixa de ser uma prova de fogo, até para sentir o quanto a torcida entenderá o momento e confiará em Abel Ferreira.

> Veja as principais transferências no Mercado da Bola do LANCE!

A verdade é que qualquer equipe que perca jogadores de alto nível como Danilo e Gustavo Scarpa, sentirá falta e terá dificuldade para se adaptar à nova realidade. Isso evidentemente vai acontecer com o Palmeiras, que tem o trunfo de contar com Abel Ferreira, melhor técnico em atividade no país e há mais de dois anos no cargo. A aposta é alta, mas cai no colo de quem pode sustentá-la.