ANÁLISE: Palmeiras 'estreou' no Brasileirão e jogou o Dérbi com a autoridade de um favorito

·2 min de leitura
Palmeiras venceu o Corinthians no último sábado por 3 a 0 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)


Ao que tudo indica, o Palmeiras definitivamente estreou no Brasileirão-2022. Depois de um bom jogo em empate com o Flamengo, no Maracanã, o Verdão atropelou o rival Corinthians com uma vitória por 3 a 0, que foi pouco pelo se presenciou no Dérbi. Jogando com a autoridade de um favorito ao título e, principalmente, no clássico, os palmeirenses despertaram no campeonato.

GALERIA
> Veja os clubes do Brasileirão que mais se reforçaram desde janeiro

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

Quem esteve na Arena Barueri no último sábado, teve a exata noção de que havia um time muito melhor do que o outro e esse era o caso do Palmeiras, que parecia uma equipe de profissionais atuando diante de juvenis. E isso não é menosprezar o Corinthians, é elogiar a superioridade alviverde. Até porque a diferença não está nos nomes ou no status dos jogadores, está em outros aspectos, os quais os comandados de Abel Ferreira dominam perfeitamente.

O Verdão foi superior técnica, tática, mental e fisicamente na noite do último sábado. E não foi pouco. O domínio físico, que parecia que seria um trunfo corintiano, por ter poupado seus atletas no meio de semana e levado a campo um escalação mesclada para o Dérbi, acabou não ocorrendo. A imposição palmeirense foi enorme, especialmente no meio-campo com Zé Rafael e Danilo, e nas pontas com Marcos Rocha, Dudu, Gabriel Veron e Piquerez.

Com uma exceção ou outra de jogadas alvinegras, a verdade é que não "deu jogo". O Verdão é mais time, tem um trabalho muito mais consolidado e está moldado mentalmente para essas partidas grandes. A comparação é até injusta, os patamares são diferentes e o 3 a 0 deixa isso bem claro. Tão claro que poderia ter sido 5, 6, 7... Mas a vantagem serviu para o "descanso".

E com mais essa atuação muito boa, aliada ao que foi o duelo com o Flamengo, no meio de semana, parece que o Palmeiras entrou de vez no Brasileirão. Após duas partidas decepcionantes em termos de atuação e de eficiência contra Ceará e Goiás, o time mostrou que é sim um dos favoritos ao título e que pode brigar lá em cima, colocando essas duas primeiras rodadas como "acidentes".

Resta agora que tudo isso que o Alviverde mostrou contra o Corinthians siga acontecendo nas próximas rodadas enquanto usa uma equipe alternativa para disputar a fase de grupos da Libertadores. Há margem para crescer, para evoluir e há capacidade para dominar os adversários como ocorreu no Dérbi. A questão vai ser como lidar com o desgaste físico. Com isso acertado, a briga pelo topo da tabela será natural e os "bailes" e as goleadas serão também.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos