Análise: mudanças de Ceni puseram Flamengo em risco na Libertadores e, agora, tornam o 'Carioca obrigação'

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
·2 minuto de leitura
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.


Ao colocar uma série de reservas em campo diante da LDU, no Maracanã, o Rogério Ceni deixou claro que a sua prioridade nesta semana é a decisão do Estadual contra o Fluminense, apesar do técnico negar. O que não esperava-se era que a atuação ruim pela Libertadores - que, por pouco, não complicou a situação da equipe no Grupo G da Copa - aumentasse a pressão sobre o Rubro-Negro no Campeonato Carioca, cuja conquista, agora, passa a ser "obrigação".

Após o 1 a 1 na partida de ida, Flamengo e Fluminense decidem o título do Carioca neste sábado, no Maracanã, às 21h05. Quem vencer o clássico será campeão, enquanto uma nova igualdade levará a decisão para os pênaltis.

Com mudanças de nomes, mas não de sistema, o Flamengo sofreu com "velhos problemas". A LDU aproveitou a fragilidade defensiva e chegou aos dois gols em bolas aéreas. As presenças de Gustavo Henrique, Bruno Viana e Léo Pereira não resolveram o problema, conforme o técnico esperava. Ter um time 'mais alto" foi a intenção de Ceni, segundo afirmou em coletiva, mas isso não justifica
as opções por Isla, Bruno Henrique e Arrasca entre os reservas, por exemplo.

Por outro lado, ao deixar tais titulares no banco, entre outros, a ordem inverteu-se no Flamengo, com o clube priorizando a final contra o Fluminense. Com um elenco mais qualificado e de muito maior investimento, a opção do treinador na Liberta acabou tornando a conquista do Estadual uma obrigação.

Na Libertadores, o sofrimento foi grande, mas o desfecho acabou sendo positivo. Para alcançar a classificação, Ceni teve que mandar a campo Diego, Arrascaeta, Bruno Henrique e acionar Ramon na lateral. Se o gol de empate não saísse, o Flamengo iria para a rodada final, na quinta, precisando de um empate com o Vélez Sarsfield no Maracanã, com o clube argentino precisando vencer para não depender do placar da LDU. Ao menos este drama foi evitado.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos