Análise: Botafogo mantém sua força como visitante e tenta ganhar fôlego na reta final do Brasileiro

Botafogo derrotou o Atlético-MG por 2 a 0 após ter sofrido forte pressão no jogo (Vitor Silva/Botafogo)


A torcida convive com as duas faces do Botafogo neste Brasileirão. A vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-MG em pleno Mineirão manteve a equipe como uma das melhores visitantes da competição nacional. O Glorioso perde apenas para o campeão Palmeiras quando se trata de partidas longe de seus domínios.

Os comandados de Luís Castro conquistaram 31 pontos de seus 50 fora do Rio de Janeiro. Em 18 jogos, a equipe obteve nove vitórias, empatou quatro vezes e perdeu cinco partidas (um aproveitamento de 57,41%).

São 23 gols marcados e 21 sofridos. Além disto, o Alvinegro tem apresentado capacidade para criar jogadas (são 26 chances claras, segundo dados do Sofascore).

Porém, o triunfo que conseguiu segunda-feira (7) é simbólico por tudo que a equipe passou no Mineirão. O próprio técnico Luís Castro reconheceu que a etapa inicial foi aquém do esperado. O Atlético-MG enfileirou oportunidades, chegou a ter gol anulado e levou calafrios à zaga do Glorioso em alguns momentos.

A desorganização defensiva inicial assustou Gatito Fernández e, posteriormente, obrigou seu substituto Lucas Perri a se desdobrar. Só aos poucos, com os ajustes promovidos por Luís Castro, a equipe foi entrando nos eixos.

Luís Henrique e Victor Sá deram nova rotação ao Alvinegro. As brechas foram surgindo e, em um contra-ataque, a jogada de Tiquinho Soares culminou em um petardo de Victor Sá. Logo depois, Lucas Fernandes saiu do banco para cruzar a bola e encontrar Tiquinho Soares, que fez o segundo gol.

Nos três significativos pontos obtidos no Mineirão, fica o mérito de que o Botafogo é capaz de superar eventuais oscilações em campo e achar novos caminhos para derrotar adversários. Cabe ao técnico Luís Castro tornar este jogo um marco para a equipe consolidar sua vaga na Libertadores de 2023 e, agora, comprovar que tem condições de ir bem como mandante diante do Santos na quinta-feira (10) no Nilton Santos.