Amandinha é eleita a melhor do mundo no futsal pela terceira vez

No prêmio organizado pelo site Futsal Planet, a brasileira Amandinha foi considerada a melhor jogadora de futsal do mundo pela terceira vez. O Brasil ainda dominou o top 10 da competição com Ariane Nascimento (2ª), Vanessa Pereira (4ª), Diana Santos (7ª) e Jessika Karoline (10ª).

Seguindo com a hegemonia brasileira no esporte – o Brasil venceu as seis Copas do Mundo da modalidade disputadas até hoje – Amandinha, jogadora do Leoas da Serra, de Lages (Santa Catarina) levou o troféu com larga vantagem para Ari. A Patrícia Gonzalez Mota ficou na terceira colocação.

Já no prêmio masculino, o português Ricardinho conquistou o título de melhor do mundo pela quarta vez e igualou o feito da lenda brasileira Falcão. O melhor brasileiro na lista foi Marcênio, quinto colocado. Rodrigo Araújo (8º) e Deives Moraes (9º) também estiveram entre os dez primeiros.

Na categoria melhor goleiro, também deu Brasil. Naturalizado cazaque e atuando no Kairat Almaty, Léo Higuita ficou com o prêmio, com Thiago Guitta ne sexta colocação.

Demonstrando a queda da hegemonia brasileira no futsal masculino, a Seleção Brasileira não aparece nem entre as dez melhores equipes do mundo. O grupo da Argentina foi eleito o melhor, com o Brasil feminino sub-20 na sétima posição. Em clubes, os dois últimos finalistas da Liga Futsal, Corinthians e Magnus, ficaram bem: vice no Brasil, a equipe de Sorocaba ficou na quarta posição do prêmio, enquanto o alvinegro paulista, campeão brasileiro, foi o quinto.

Na questão técnica, o país segue bem. Ricardo Cacau foi considerado o segundo melhor técnico, com Paulo Kaká na terceira posição. Fernando Ferretti ficou em quinto, com Andre Bié na sétima colocação e Anderson Machado na nona.