Alvo do Vasco, Juninho Capixaba teve bons números no Brasileirão

Juninho disputou 59 jogos pelo Fortaleza em 2022 (Foto: foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC)


De volta à Série A do Campeonato Brasileiro em 2023, o Vasco inicia o processo de montagem do seu elenco. Um dos nomes que estão na mira do Cruz-Maltino é do lateral-esquerdo Juninho Capixaba, que na última temporada defendeu o Fortaleza. O atleta pertence ao Grêmio, mas seu vínculo com o clube gaúcho termina no fim de fevereiro, o que permite ao atleta assinar um pré-contrato com outra equipe.

> GALERIA: Cuca deixa o Atlético-MG: veja opções de técnicos brasileiros livres no mercado

Revelado pelo Bahia, Juninho teve também uma rápida passagem pelo Corinthians, em 2018, antes de ser contratado pelo Tricolor. No Sul, porém, o atleta foi pouco utilizado, sendo emprestado ao seu clube formador em 2020 e em 2021. Neste ano, o lateral foi um dos destaques da arrancada da equipe comandada por Vojvoda, que saiu da zona de rebaixamento e conseguiu uma vaga na Libertadores.

Capixaba foi o segundo lateral-esquerdo com mais passes decisivos no Campeonato Brasileiro, segundo dados do Sofascore, e o 19º no ranking geral. O camisa 29 serviu seus companheiros 44 vezes em 34 partidas na competição, número inferior apenas ao de Marçal, do Botafogo, que deu 47.

Juninho foi ainda o segundo maior garçom do Fortaleza no Brasileiro. Com quatro assistências, o lateral foi superado apenas pelo atacante Pedro Rocha, com cinco. Entre os atletas da posição, somente Ayrton Lucas, do Flamengo, e Wellington, do São Paulo,ambos com seis, e Reinaldo, também do time paulista, com cinco, tiveram números superiores.

Defensivamente o canhotinho também alcançou boas marcas. Ele foi o 8º maior ladrão de bolas do Brasileirão, com 77 desarmes, apenas três a menos do que Renê, do Internacional, o lateral-esquerdo com o maior volume de roubos de bola.

JUNINHO CAPIXABA NO BRASILEIRÃO 2022
- Dados do Sofascore

34 jogos
3 gols
5 assistências
44 passes decisivos
1006 passes certos
77 desarmes
40 dribles certos