Alphonso Davies, craque do Canadá, quase ficou fora da Copa; conheça a história do jogador


Um dos principais jogadores do Canadá, Alphonso Davies perdeu a chance de entrar na história do futebol do país ao ser o primeiro jogador a marcar em Copas do Mundo pela seleção, que não disputava o Mundial desde 1986. Contudo, a boa atuação da equipe e Davies chamou a atenção dos torcedores que querem saber mais sobre o camisa 19 da seleção.

Davies chegou ao Qatar com dúvidas sobre seu aproveitamento. Em janeiro, por sequelas da Covid-19, o lateral, que atua como meia na seleção canadense, chegou a ficar afastado por problemas cardíacos, que colocaram em xeque não só sua participação no Mundial, como também seu retorno aos gramados. Depois de quatro meses em tratamento e diversos exames, em abril, o jogador voltou a atuar pelo Bayern de Munique, seu clube.

+ Simulador da Copa do Mundo: dê seus palpites e veja quem avança até a final

Nascido em Gana, ele coleciona histórias curiosas. Davies é nascido em um campo de refugiados, onde viveu até os cinco anos e ainda tem nacionalidade da Libéria - já que seus pais eram refugiados de lá - além do Canadá, país que defende. Começou sua carreira no Vancouver Whitecaps e com apenas 16 anos já atuava profissionalmente. Foram três temporadas por lá, até ser captado por olheiros alemães.

Jogou na equipe B do Bayern e logo chamou a atenção com apenas três partidas, sendo convocado pelo treinador croata Niko Kovac para treinar com a equipe principal com apenas 18 anos. Depois desse início, ganhou a vaga na lateral esquerda da equipe bávara, sendo titular nas últimas quatro temporadas, até o problema no coração.

Courtois - Bélgica x Canadá
Courtois - Bélgica x Canadá

Davies perde pênalti (Foto:JEWEL SAMAD / AFP)

Ao todo, com apenas 22 anos, Davies tem 12 gols e 17 assistências, em 36 jogos, com a camisa da seleção do Canadá. Números esses que poderiam aumentar se não desperdiçasse a penalidade. No Bayern, já são 135 jogos, com cincos gols marcados, além de 20 assistências. Conquistou a Liga dos Campeões na temporada 20/21 com o time bávaro, além do Mundial de Clubes, quatro Bundesligas, a Supercopa Europeia, três Copas da Alemanha e duas Supercopas da Alemanha.

+ Onde e quando foi a primeira Copa do Mundo?

ARTILHEIRO COM 16 ANOS PELA SELEÇÃO

Em 2017, com apenas 16 anos, Alphonso Davies foi o artilheiro da Copa Ouro, pelo Canadá. Foram três gols em quatro partidas atuando pela competição até as quartas de finais, quando o Canadá foi eliminado pela Jamaica. Ainda naquele ano, jogou 33 partidas pelo Vancouver Whitecaps e marcou três gols.

No ano seguinte, com 17 anos, foi o grande destaque da Liga Canadense. Foram oito gols e nove assistências em 33 jogos, que sacramentou sua transferência para o Bayern de Munique. O Whitecaps acabou ficando com o vice-campeonato local, perdendo a decisão para o Toronto FC.