Allianz Parque e Arena Corinthians completam cinco anos de ótimos resultados em campo

Yahoo Esportes
Torcida do Palmeiras tem enchido o Allianz Parque em dias de jogos. Foto: Duda Bairros/AGIF
Torcida do Palmeiras tem enchido o Allianz Parque em dias de jogos. Foto: Duda Bairros/AGIF

Estou na mídia esportiva de São Paulo desde julho de 2007. Tive a oportunidade de acompanhar as construções e inaugurações de dois grandes estádios do Brasil: Allianz Parque e Arena Corinthians. Os dois locais foram inaugurados em 2014, com a casa corintiana abrindo a Copa do Mundo e a casa palmeirense dando início à parceria com a WTorre.

SIGA O YAHOO ESPORTES NO INSTAGRAM

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Passados cinco anos, eu escrevi CINCO anos, os clubes contabilizam os aspectos positivos e negativos dos seus novos estádios. Particularmente, acho as duas Arenas excelentes sob o ponto de vista de conforto e rentabilização. A principal diferença entre elas é o modelo que cada clube escolheu.

Leia também:

Enquanto o Allianz Parque (com naming rights vendidos antes da inauguração) gera dinheiro diretamente para os cofres palmeirenses, a Arena Corinthians lota em praticamente todos os jogos com suas rendas destinadas ao Fundo para pagamento do estádio. Em cinco anos, o Palmeiras recebeu R$ 310 milhões em bilheterias, shows e outras áreas de exploração, de acordo com os percentuais acertados no contrato. E esses números aumentarão, até chegar aos 30 anos de parceria, com o Palmeiras recebendo o estádio só para si. Mérito para os ex-presidentes Afonso Della Monica e Luiz Gonzaga Belluzzo.

O Corinthians também deve ter arrecadado muito dinheiro com a presença de público, mas isso não é captado para a instituição. Lembro que o presidente Andrés Sanchez, mentor da construção da Arena, previa a quitação do financiamento em 12 anos, no máximo, devido à força do Corinthians. Só que o mandatário corintiano não contava com a queda na economia brasileira e com a falta de investidores interessados no estádio. Hoje, a dívida não é revelada e muitos corintianos não sabem cravar uma data específica para quitação dos valores.

Penso que os dois locais mudaram os times de patamar, aumentando a força das equipes dentro de campo. O Corinthians foi tricampeão paulista e bicampeão brasileiro e o Palmeiras ganhou uma Copa do Brasil e o bicampeonato brasileiro. Isso também já havia acontecido com Inter, Grêmio e Athletico-PR e deveria valer para Santos, Flamengo e Fluminense.

Veja mais de Alexandre Praetzel no Yahoo Esportes

Siga o Yahoo Esportes

Twitter |Flipboard |Facebook |Spotify |iTunes |Playerhunter

Leia também