Saiba quais alimentos trazem felicidade, alívio de stress e ansiedade

Escolhas os alimento certos e seja mais feliz (Foto: Getty Images)
Escolhas os alimento certos e seja mais feliz (Foto: Getty Images)

Por Fernanda Lopes

Nos tempos difíceis em que vivemos, sentimentos de tristeza ou preocupação têm sido muitas vezes inevitáveis. Sabia que sua alimentação pode ajudar nos dias de desânimo ou ansiedade? Comer bem não significa só focar no que é mais saudável e funcional, mas também escolher alimentos que promovam sensações de felicidade - e isso pode ir muito além do sabor de frituras, doces e fast food.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 minuto e receba todos os seus e-mails em um só lugar

Siga o Yahoo Vida e Estilo no Google News

Siga o Yahoo Vida e Estilo no InstagramFacebook e Twitter e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

“Vários alimentos são implicados como ‘agentes da felicidade e bem estar’. Sabemos que o estado de bem estar físico e mental é depende de vários fatores, não só da alimentação, mas ela também desempenha um papel importante nesse sentido”, diz a endocrinologista Lúcia Carpilovsky. 

Leia também

A “mágica” da comida que gera felicidade e bem estar funciona da seguinte forma: alguns hormônios, neurotransmissores e substâncias estão ligadas às sensações de alegria, felicidade, euforia e bem estar, como a serotonina e a dopamina. Dependendo da quantidade e do funcionamento deles, as pessoas podem se sentir mais ou menos felizes.

Há também componentes e substâncias que participam na formação desses hormônios, como o triptofano. Segundo a endocrinologista, ele está presente em alimentos como aveia, nozes e castanhas, além de banana, açaí, ovos e grão de bico.

A produção dos neurotransmissores da felicidade também está ligada a outras duas substâncias. Quando estão em falta no organismo, as vitaminas do complexo B podem causar distúrbios de humor, então é importante consumir alimentos como castanhas, salmão, fígado, ovos, carne vermelha e leite. 

Já a L-teanina é ótima para aumentar a clareza, o foco e a concentração, o que pode também colaborar na felicidade, ao final de um dia produtivo. Ela está presente no chá verde e no matchá.

Além disso, há alimentos que impactam diretamente no aumento da ansiedade. Açúcar, alimentos industrializados e frituras são vilões nesse sentido, porque deixam o corpo mais acelerado e provocam inflamações, de acordo com a nutricionista Luanna Munaro.

O estresse também pode ser controlado com ajuda de uma alimentação adequada. Alimentos ricos em magnésio são indicados para quem anda muito estressado. “O magnésio serve como guardião do sistema de resposta ao estresse, bloqueando a entrada de hormônios do estresse no cérebro. A deficiência de magnésio está associada ao aumento da ansiedade, por isso é importante manter os níveis sob controle”, avisa a nutricionista.

Leia também