A Alemanha pode ser eliminada da Copa do Mundo no próximo jogo? Entenda


A situação da Alemanha ficou bem complicada após a surpreendente derrota para o Japão, de virada, na estreia da Copa do Mundo. Assim como a Argentina, a Alemanha pode ficar na primeira fase e tem vida complicada já na próxima rodada. Para piorar, só alemãs tentam lutar contra a 'Maldição dos Tetracampeões’, que acometeu a Itália nos Mundiais seguintes e apenas o Brasil passou ileso.

Para entender a situação da Alemanha, é preciso entender como está o Grupo E, ao lado de Espanha, Costa Rica e Japão. A derrota para os japoneses, complicam a vida da Alemanha porque já terá um clássico logo em seguida, contra a Espanha, que venceu por 7 a 0 a Costa Rica. A vitória da Espanha, inclusive, que mostra toda a fragilidade da rival é o que liga cada vez mais o sinal de alerta para os alemães.

+ Al Shahrani, da Arábia Saudita, fratura a mandíbula, é operado e deve perder restante da Copa

A conta é simples para avançar. A Alemanha precisa vencer seus dois jogos. Porém, o saldo de gols contra a Costa Rica pode ser um diferencial. A Espanha largou com saldo de sete gols, enquanto o Japão tem saldo de um. Contando com uma possível vitória do Japão na próxima rodada, a Alemanha precisa torcer para o Japão vencer os dois confrontos, incluindo contra a Espanha, para garantir pelo menos a segunda posição, contando com vitória sobre a Costa Rica também.

Se empatar com a Espanha e o Japão empatar os próximos dois jogos, a Alemanha estará fora, mesmo que vença a Costa Rica. A situação dos alemães ficou mais complicada que a dos argentinos devido a dificuldade de seu próximo jogo, unido ao fato de terem dois vencedores, diferentemente da Argentina que viu México e Polônia empatarem. Sendo assim, a Argentina só depende de suas vitórias para avançar de fase.

Alemanha x Japão
Alemanha x Japão

Asano vence Neuer para marcar o gol da vitória do Japão (Rungroj Yongrit/EFE)

FEITO NEGATIVO DE OUTRO TETRACAMPEÃO

Se confirmar a eliminação na fase de grupos, a Alemanha simplesmente estará fora do Mundial pelo segundo ano consecutivo ainda na primeira fase. E o fato, coincidentemente, pode ser semelhante ao da Itália. Tetracampeã do mundo em 2006, os italianos sequer passaram da primeira fase em 2010 e 2014 e para piorar ficaram de fora das copas de 2018 e da edição atual.

+ Simulador da Copa do Mundo: dê seus palpites e veja quem avança até a final

Tetra em 2014, a Alemanha não conseguiu chegar à segunda fase após o título no Mundial de 2018, sendo eliminada na primeira fase e vendo Suécia e México avançarem. Se passasse em segundo, inclusive, a Alemanha enfrentaria o Brasil na Rússia, já nas oitavas de final.

Ou seja, apenas o Brasil quando foi tetracampeão, em 1994, conseguiu fazer boas Copas na sequência. A Seleção Brasileira ficou com o vice-campeonato em 1998 e foi campeão logo em seguida, em 2002, chegando ao pentacampeonato. Desde então, o Brasil sempre avançou para as fases finais, chegando às semifinais em 2014, quando perdeu por 7 a 1 para a própria Alemanha, que faturou o tetra naquele Mundial, em pleno Brasil.