Barça e Real Madrid fazem clássico "esvaziado" na reta final do Espanhol

EFE

Madri, 3 mai (EFE).- Barcelona e Real Madrid duelarão neste domingo, pela 36ª e antepenúltima rodada do Campeonato Espanhol, em um dos clássicos menos atrativos entre as duas equipes nos últimos anos, já que o time catalão garantiu o título por antecipação e a equipe da capital tem a cabeça voltada para a Liga dos Campeões.

O time catalão conquistou a competição no último fim de semana, ao derrotar o Deportivo La Coruña por 4 a 2. Os 'Blaugranas' chegaram aos 86 pontos, 11 a mais que o Atlético de Madrid e 15 a mais que o atual bicampeão continental, que tentará o tri no dia 26 de maio, encarando o Liverpool, em Kiev, na Ucrânia.

Com o troféu garantido, o Barça agora tem a missão de conquistar o Espanhol de maneira invicta. Em 35 partidas disputadas até o momento, os comandados por Ernesto Valverde venceram 26 dos compromissos e empataram em oito oportunidades.

Até hoje, apenas duas vezes o campeão nacional conseguiu terminar a competição sem uma derrota sequer, o Atlético de Madrid, em 1931, e o Real Madrid, apenas um ano depois.

Outro aspecto especial do clássico deste domingo é que será o último do meia Andrés Iniesta com a camisa do Barça, já que o jogador anunciou saída do clube, provavelmente, para se transferir para equipe da China.

O Real Madrid, por sua vez, vem embalado pela classificação à final da Liga dos Campeões, após passar pelo Bayern de Munique, em série eliminatória, com vitória na Alemanha por 2 a 1, e empate na Espanha em 2 a 2, esse segundo, realizado nesta terça-feira.

Agora, a equipe 'blanca' pode se sagrar campeã da competição pela 13ª vez na história, a terceira consecutiva. Para isso, terá que superar o Liverpool, que, por sua vez, despachou a Roma. A partida acontecerá em 26 de maio, no Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia.

A equipe comandada pelo francês Zinedine Zidane, terceira na tabela, como já se classificou matematicamente para a próxima edição da 'Champions', joga sem grandes pretensões, além de tentar acabar com a invencibilidade do arquirrival.

Marcelo, Casemiro e companhia estão com 71 pontos, conquistados em 34 jogos, quatro pontos distantes do Atlético de Madrid, que disputou um compromisso a mais. Neste domingo, o vice-líder receberá o Espanyol, no estádio Wanda Metropolitano.

Os 'Colchoneros' vão atrás de vencer as três partidas que restam na competição nacional, para não depender de combinações de resultados para alcançar o vice-campeonato.

O Valencia, quarto na tabela, visitará neste sábado o Villarreal, sexto na tabela, precisando de um empate para garantir classificação à próxima edição da Liga dos Campeões. O time de Neto, Gabriel Paulista e Andreas Pereira tem 67 pontos, oito distante do Betis.

Caso a distância entre os dois postulantes ao último posto no torneio continental caia para seis pontos, a equipe alvinegra assegurará a vaga, devido o melhor desempenho no confronto direto, pois venceu duelos por 6 a 3, fora, e 2 a 0, em casa.

O Betis, já garantindo, ao menos, na Liga Europa, entrará em campo neste sábado, em visita ao Athletic Bilbao. Sétimo na tabela, o Getafe, que tem 49 pontos, visitará neste domingo o Las Palmas, que já está rebaixado.

Fora da zona de classificação para competições continentais, o Sevilla, oitavo, com 48 pontos, abrirá a rodada nesta sexta-feira, recebendo a Real Sociedad, décimo, com 46 pontos. O Girona, nono, com 48 pontos, pegará em seus domínios o Eibar, 12º, com 44. Já o Celta de Vigo, 11º, com 45, será mandante contra o Deportivo La Coruña, que já teve queda decretada para a segunda divisão.


Programação da 36ª rodada do Campeonato Espanhol:.


Sexta-feira.

Sevilla - Real Sociedad.

Sábado.

Girona - Eibar.

Athletic Bilbao - Betis.

Celta de Vigo - Deportivo La Coruña.

Villarreal - Valencia.

Domingo.

Málaga - Alavés.

Atlético de Madrid - Espanyol.

Las Palmas - Getafe.

Barcelona - Real Madrid.

Segunda-feira.

Leganés - Levante. EFE


Leia também