Ajax irá rebatizar seu estádio de "Johan Cruyff Arena"

O site oficial do Ajax com uma goto de Johan Cruyff em 24 de março de 2016, dia de seu falecimento

O Ajax anunciou que rebatizará seu estádio, o Amsterdam Arena, de "Johan Cruyff Arena", em homenagem ao mítico jogador que marcou época no clube e na seleção holandesa.

Após uma negociação entre a equipe, a direção do estádio e a prefeitura de Amsterdã, foi decidido que o estádio ganharia o nome do falecido ex-jogador.

"As três partes querem homenagear o melhor jogador que Amsterdã e a Holanda já viram", explicou o Ajax em comunicado no dia em que Cruyff comemoraria 70 anos de idade.

Cruyff faleceu em 24 de março de 2016 aos 68 anos, após uma longa luta contra o câncer.

"Foi famoso no mundo todo por sua contribuição ao futebol como jogador, técnico e benfeitor", continuou o clube, antes de explicar que a homenagem é "uma maneira de fazer justiça".

O filho do lendário jogador, Jordi Cruyff, comemorou a decisão via Twitter.

"Estou muito feliz com esta homenagem a meu pai. Obrigado a todos que fizeram isso possível, particularmente ao prefeito (Eberhard) Van der Laan", escreveu Jordi Cruyff.

Johan Cruyff comandou o Ajax na conquista de três Copas da Europa (1971, 1972, 1973), além de levar a seleção holandesa até a final da Copa do Mundo de 1974, na qual foi derrotada pela Alemanha (2-1).

Em março, o Barcelona anunciou que colocará uma estátua de Cruyff no estádio Camp Nou e dará o nome de seu ex-jogador e técnico ao estádio que está sendo erguido em seu centro de treinamento.

Cruyff jogou no Barcelona entre 1973 e 1978, antes de treinar a equipe entre 1988 e 1996. Com o clube catalão, conquistou 13 títulos, inclusive a Liga dos Campeões de 1992.