Ahmad Ahmad é eleito presidente da Confederação Africana de Futebol

(Arquivo) O malgaxe Ahmad Ahmad

O malgaxe Ahmad Ahmad foi eleito presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), nesta quinta-feira, derrotando no pleito o atual presidente, Issa Hayatou, que comanda a entidade desde 1988.

Ahmad, presidente da Federação de Madagascar, obteve 34 dos 54 votos das federações africanas, contra 20 de Hayatou, segundo o resultado oficial comunicado pela assembleia-geral da CAF.

Com uma carreira discreta como jogador e técnico, Ahmad, de 57 anos e pai de dois filhos, alcançou a presidência da Federação do Madagascar em 2003.

"Quando você tenta fazer algo, significa que você pode. Se eu tivesse pensando que não conseguiria não teria me candidatado", afirmou Ahmad após a votação.

Hayatou, vice-presidente da Fifa, deixará como legado ter conseguido aumentar o número de seleções africanas na Copa do Mundo e o financiamento para as competições continentais.

"Sua excelência Issa Haytou deu muito ao futebol africano, mas é tempo dele dar um passo atrás", declarou George Afriyie, vice-presidente da Federação de Gana.