Agente denuncia presidente da Federação Francesa por assédio sexual

Sonia Souid revelou mensagens e atitudes de Noël Le Graët que a constrangeram

Noël Le Graët está sendo acusado de assédio por empresária. Foto: Harold Cunningham - FIFA/FIFA via Getty Images
Noël Le Graët está sendo acusado de assédio por empresária. Foto: Harold Cunningham - FIFA/FIFA via Getty Images

A agente de jogadores Sonia Souid denunciou o presidente da Federação Francesa de Futebol, Noël Le Graët, de assédio sexual. Segundo relatou em entrevista ao jornal L’Équipe, a empresária teria recebido diversos avanços indevidos do mandatário do futebol francês.

"Eu tinha 28 anos naquela época. Ele tinha 72. Ele deveria ter esse respeito. Ele nunca me olhou como uma agente, mas como um bombom para mastigar. Para falar vulgarmente, ele me enxergava como dois peitos e uma bunda", declarou.

Leia também:

"Eu sou uma das raras mulheres (agentes), tento me provar. E, apesar disso, percebi que, a cada hora, a única coisa que lhe interessava eram meus dois peitos e minha bunda. Isso é uma violência, me machucou. É humilhante", lamentou.

Sonia conta que o primeiro contato com Le Graët aconteceu em 2013, quando o procurou por e-mail para falar sobre vias para desenvolver o futebol feminino no país. Os dois se encontraram em um restaurante em Paris, trocaram telefonemas até o presidente da federação a convidou para um encontro em seu apartamento.

A empresária disse que aguardava também a chegada Brigitte Henriques, à época secretária-geral da federação, quando notou duas taças de champanhe. Foi então que descobriu que Brigitte não iria ao encontro e, desconfiada, Sonia optou por deixar o apartamento.

A agente revelou também trocas de mensagens com Le Graët em que o dirigente a constrangia com declarações não profissionais. “Ele me escrevia: 'Sinto sua falta'. Ele queria me convidar para os jogos, dava desculpas para me ver. Noël Le Graët sabe como escrever mensagens de texto. Exceto quando estou na casa dele, quando ele deixou claro para mim que gostaria que eu acabasse na cama dele", completou.