Agência reguladora da Europa recomenda uso da vacina da Moderna
A Agência Europeia de Medicamentos recomendou que o bloco de países passe a usar a vacina da Moderna contra o coronavírus para pessoas a partir de 18 anos.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, comemorou a conclusão da EMA, como a agência é chamada. “Boas notícias para nossos esforços para trazer mais vacinas contra a covid-19 para os europeus. A EMA concluiu que a vacina da Moderna é segura e efetiva. Agora, estamos trabalhando com velocidade máxima para aprovar a vacina e torna-la acessível na União Europeia”, declarou.
Em comunicação, a agência afirmou que acessou os dados de qualidade, segurança e eficácia da vacina e, de forma consensual, recomendou que a Comissão Europeia aprove o uso do imunizante. A Comissão Europeia deve aprovar o uso de imunizantes para que sejam usados nos países membros.
Leia também
Covid-19: Prefeito de Manaus admite caos e diz que cidade só tem covas para "2 ou 3 meses"
Covid-19 causa distúrbios neurológicos até em pacientes com sintomas leves, alerta neurocientista
Novo secretário de Educação de Covas foi denunciado na máfia da merenda
Emer Cooke, diretora executiva da EMA, considera que a vacina da moderna é outra ferramenta para superar a situação de emergência vivida no mundo. “É um atestado dos esforços e do comprometimento de todos os envolvidos que nós tenhamos a segunda recomendação de vacina pouco depois de um ano de a OMS declararam que havia uma pandemia”, afirmou.
Os testes da vacina da moderna envolveram cerca de 30 mil pessoas com 18 anos ou mais, chegando a voluntários de até 94 anos. Metade recebeu o imunizante e os outros, placebo.
Os estudos mostram que a vacina tem eficácia de 94.1%. Entre as 14.134 pessoas que tomaram a vacina, 11 tiveram a doença com sintomas. Entre os 14.073 que não tomaram o imunizante, 185 tiveram sintomas.
A vacina da Moderna usa a tecnologia RNA e é aplicada em duas doses. O material precisa ser armazenado em temperaturas de -20°C.