De acesso do Vasco à elite até times na luta por permanência: o que está em jogo na última rodada da Série B


A rodada final da Série B coloca em jogo muita tensão. Haverá confronto direto para definir quem ficará com a última vaga do acesso à elite do Brasileirão. Contudo, torcedores também podem ficar de calculadora na mão em relação à briga por quem estará na elite em 2023 e também para quem tenta se salvar de um rebaixamento à Série C.

ACESSO: VASCO OU ITUANO?

O campeão da Série B, Cruzeiro, e o Grêmio já se garantiram na elite. Em relação à terceira vaga, o Bahia tem 97,6% de chances de subir, de acordo com cálculos do Departamento de Matemática da UFMG.

- O Bahia tem 59 pontos mas está em uma situação confortável. Basta um empate diante do CRB para chegar aos 60. O que contribui para a situação do clube baiano ser confortável é o fato de Vasco e Ituano se enfrentarem - afirmou ao LANCE! o professor Gilcione Nonato da Costa, criador do site Probabilidades no Futebol, da UFMG.

>>>> Última rodada da Série B vai pegar fogo. Veja os jogos!

Já o confronto entre Ituano e Vasco, no Novelli júnior, às 18h30 de domingo, ganhou ares de decisão. Os vascaínos, com 59 pontos, têm 52,8% de possibilidade de acesso, enquanto o Galo de Itu, que soma 57 pontos, estão com 49,6% de chances de subir.

Ao LANCE!, Gilcione detalhou a situação do clube da Colina.

- O Vasco tem a vantagem do empate, mas a sua situação é bem arriscada. A equipe joga fora de casa com o melhor time do returno na Série B, e o Ituano vem numa crescente. Caso o Cruz-Maltino perca, seu risco de não subir é grande - disse.

O professor destacou que há uma possibilidade do Vasco subir mesmo se for derrotado em Itu.

- O Vasco tem os mesmos 59 pontos do Bahia. Caso os vascaínos percam para o Ituano, resta ao clube da Colina torcer para que o Tricolor baiano também seja derrotado pelo CRB. Só que há uma diferença de saldo de gols para ser tirada e fazer com que os vascaínos ultrapassem o clube baiano na classificação (o Vasco tem saldo de gols de 11, enquanto o Bahia tem saldo de 13). Com isto, Ituano e Vasco subiriam - afirmou o professor de Matemática da UFMG.

O Sport mantém chances remotas de acesso: 0,046%.

- O Sport precisa vencer fora de casa o Vila Nova. Só que o clube goiano vem fazendo um campeonato de recuperação e é muito forte como mandante. Além disto, o Leão precisa aplicar uma goleada - declarou.

O STJD ainda julgará os incidentes ocorridos no empate em 1 a 1 entre Sport e Vasco, na Ilha do Retiro.

QUEM ESCAPA DO REBAIXAMENTO?

CSA x Novorizontino
CSA x Novorizontino

CSA e Novorizontino na luta contra o descenso (Foto: Morgana Oliveira/CSA)

A reta final da Série B também terá contornos de decisão para duas torcidas: a do CSA e a do Novorizontino. Ambas as equipes estão separadas por um ponto e brigam para não preencherem a última vaga entre os rebaixados da Série B de 2022 (Operário, Brusque e Náutico já caíram).

Com 42 pontos, o CSA tem 35,8% de risco de descenso. A equipe alagoana é a décima-sexta colocada e tem uma leve vantagem para sair desta situação ingrata.

- O CSA só depende das suas forças, mas tem uma questão. A equipe enfrenta fora de casa o Cruzeiro, que depois que conquistou o título da Série B, teve uma queda de rendimento. Por mais que seja um confronto no Mineirão, há a possibilidade deste jogo ser festivo. Porém, não há como negar que enfrenta o melhor time da competição - afirmou.

O Novorizontino, por sua vez, enfrenta o já rebaixado Operário. O time aurinegro, com 41 pontos, tem 64,2% de risco de cair e precisa vencer e "secar" o adversário.

- O Novorizontino joga contra uma equipe rebaixada, o que torna a partida imprevisível. Só que, além de obter um resultado positivo, a equipe paulista tem de torcer por um tropeço do CSA - mas ressaltou:

- Há possibilidade do Novorizontino ultrapassar o CSA mesmo sem vencer o seu último jogo. A equipe tem de empatar e torcer por uma derrota da equipe alagoana. Com isto, empatará no número de pontos e se manterá na Série B devido ao maior número de vitórias (10 contra nove do CSA) - complementou.

Neste domingo (6), sobrará ansiedade nos gramados afora.