Ação humanitária entre clubes e federações europeias ajuda a Ucrânia

Entidades do futebol europeu se uniram para ajudar a Ucrânia, que foi atacada pela Rússia. Foto: Steph Chambers/Getty Images
Entidades do futebol europeu se uniram para ajudar a Ucrânia, que foi atacada pela Rússia. Foto: Steph Chambers/Getty Images

Uma ação humanitária visando ajudar a Ucrânia e seus habitantes encabeçada pelo Shakhtar Social, a EFDN e a Fundação Legia lançada no mês de março teve adesão de diversos clubes do futebol europeu.

Em arrecadação de cerca de um mês, mais de nove toneladas de mercadorias foram enviadas à Arena Lviv e chegaram na última quinta-feira (28), onde serão armazenadas e, nas próximas semanas, serão distribuídas aos centros que precisam delas.

Leia também:

Treze clubes e fundações de futebol europeus aderiram a esta ação humanitária: EFDN (Holanda), Legia Foundation (Polônia), Benfica Foundation (Portugal), Aston Villa (Inglaterra), Wimbledon FC (Inglaterra), FC Schalke 04 (Alemanha), Heart of Midlothian FC (Escócia), Leicester City (Inglaterra), Blackburn Rovers (Inglaterra), Montrose FC (Escócia), Chesterfield FC (Inglaterra), Foundation 92 (Inglaterra), KAA Gent (Bélgica) e Colchester United (Inglaterra).

Um dos clubes que mais se mobilizou foi o Legia Varsóvia que tem usado seu como centro de logística, de onde o transporte é enviado para a Ucrânia. Até o momento, foram recolhidas mais de nove toneladas de bens humanitários de sete países: Holanda, Portugal, Polônia, Inglaterra, Escócia, Alemanha e Bélgica.

Esses bens são: colchões, travesseiros, cobertores, sacos de dormir, roupas, alimentos, remédios e água. A coleta de ajuda durará até o fim das hostilidades.

Clube alemão vai jogar amistoso com a seleção da Ucrânia

O Borussia Mönchengladbach vai receber a seleção ucraniana em um amistoso marcado para quarta-feira, 11 de maio, no Borussia-Park. A renda da partida será doada a pessoas da Ucrânia

Este será o primeiro jogo da seleção ucraniana desde o início da guerra, em preparação para os jogos dos playoffs da Copa do Mundo e da Liga das Nações no início de junho.

A seleção da Ucrânia vai se concentrar em Ljubljana/Eslovênia a partir de 2 de maio. De 10 a 12 de maio ela ficara hospedada no H-Hotel, no próprio Borussia-Park e treinará no centro de treinamento do clube alemão.

Os cidadãos ucranianos vão poder reservar um bilhete gratuito. Basta apresentar o passaporte na entrada. Em todos os setores do estádio será possível selecionar a classe de preço “Bilhete grátis para ucranianos”.

O Borussia já arrecadou um total de cerca de 176 mil euros para pessoas da Ucrânia que estão necessitadas devido à guerra em seu país de origem.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos