Abel Ferreira volta a pedir reforços no Palmeiras e demonstra esperança: 'Acho que vem alguém'


O Palmeiras venceu a Ferroviária por 2 a 1, no último domingo, e segue invicto na temporada com a melhor campanha geral do Paulistão. Mas todos esses resultados não afastam a discussão sobre a falta de reforços em 2023. Durante a coletiva de imprensa após a partida no Allianz Parque, Abel Ferreira foi novamente perguntado sobre o tema e voltou a pedir reposições, no entanto, desta vez, deixou o torcedor mais esperançoso em relação à chegada de uma contratação para o elenco.

> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui

Em meio à busca por um substituto para Danilo, vendido no começo deste ano ao Nottingham Forest-ING, o Verdão tem encontrado dificuldades no mercado, como aconteceu com Andrey Santos, que tinha negociação encaminhada, mas ela não foi concretizada. Por isso, Abel foi questionado se poderia usar Luan improvisado como volante para suprir essa lacuna no grupo. Para a esperança geral alviverde, ele deu a entender que um jogador para "posição 5" está para chegar.

- Se não vier ninguém, pode ser (que utilize Luan na função), mas eu acho que vem alguém (risos). Para a posição 5. Mas isso eu já falei de início, não estou dizendo nada novo aqui. Agora, se não vier um para fazer a diferença, se não vier para ajudar, nós vamos apostar no Luan, é uma solução, ele já fez, e no Fabinho. O Jailson não é aquele jogador de "5" mais de equilíbrio, ele tem mais saída, ele tem pressão, ele gosta de chegar na área, não fica tanto - explicou o treinador português.

Abel Ferreira relembrou que desde que estava começando como técnico, nos juniores do Sporting aprendeu a transformar menos em mais e isso foi sendo replicando ao longo de sua trajetória na equipe B do próprio Sporting, depois no Braga, no PAOK e agora no Palmeiras, que diferentemente dos outros exemplos, tem mais recursos e oferece maiores possibilidades para ser campeão.

> Abel esquece rivalidade e elogia apoio de ex-Flamengo a Endrick no Palmeiras

- Desde o meu tempo nos juniores do Sporting, eu fui habituado a com menos fazer mais. Não fomos campeões, mas estava habituado a isso. Subimos para a equipe B, não fomos campeões, estava habituado a isso, com menos fazer mais. Fui para o Braga, me pediram para ser campeão, mas eu dizia "como vou ser campeão com essa equipe? Só se os três da frente (Porto, Benfica e Sporting) estiverem dormindo". Ficamos em quarto. Aí no PAOK foi igual, como é que eu iria competir com o Olympiakos? Não conseguimos. Felizmente aqui temos muitos recursos, o clube nos dá muitas condições. Não temos um 5, mas fazemos viagens em voos fretados, temos o Núcleo de Saúde e Performance, que é extraordinário...

Luan - Treino Palmeiras
Luan - Treino Palmeiras

Abel admitiu que pode usar Luan se não tiver reforço (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

No entanto, apesar de reconhecer que o Palmeiras disponibiliza recursos excelentes para o trabalho de todos os envolvidos, Abel Ferreira voltou a pedir a reposição de jogadores importantes que saíram. Segundo ele, saíram três peças e somente uma foi reposta. Apesar da "cobrança", ele reiterou que isso não é da alçada dele e que depende do limite de gastos que o clube quer ter.

- Agora, não vou mentir, saiu o Veron, saiu o Scarpa e o Danilo. Entrou um só, que foi o Tabata. Saíram três, entrou um. Nós estamos muito satisfeitos com o Giovani, é um jovem, mas para outras posições não. Temos que todos fazermos um esforço, mas eu sei que o clube tem um teto, nosso clube tem um limite. Se vai passar desse limite ou não, essa parte é da gestão financeira, que segundo eu sei, já ganhou um prêmio. Não estou aqui para ganhar prêmios, estou aqui para ganhar, mas eu sei que o financeiro do clube já ganhou um prêmio. Essa parte das finanças... Me pedem resultados esportivos, fazer tudo o que sei e o que posso com os recurso que tenho, que são bons, mas temos que todos continuarmos a progredir. Nós trabalhamos com aquilo que nós temos, não há outra forma - concluiu o treinador.

> Veja as principais transferências no Mercado da Bola do LANCE!

O Palmeiras é o único dos grandes de São Paulo que ainda não se reforçou para a temporada 2023. Além de Danilo e Scarpa, como o próprio Abel disse, saíram Wesley, Jorge, Merentiel e Kuscevic, jogadores que compunham o elenco, mas não eram titulares. O clube, porém, somente está atrás de um volante para a "posição 5" e um ponta para atuar pelo lado esquerdo. Nada além dessas duas.