Abel Ferreira revela ter usado ideias de Gallardo em dérbi e aponta Mourinho como ídolo: 'Maior referência'

Lucas Humberto
·2 minuto de leitura

Em menos de um ano no Palmeiras, Abel Ferreira já tem feitos inéditos: ele é o primeiro treinador estrangeiro a ser campeão da Copa do Brasil, e ainda adicionou a taça da Libertadores ao seu currículo. Convidado do 'Seleção SporTV', o técnico, que está de férias em Portugal, falou sobre suas referências e revelou a importância de José Mourinho em sua carreira.

De acordo com Abel, o comandante do Tottenham foi o responsável pelo surgimento de tantos treinadores portugueses: "O Mourinho, para mim ,é maior referência para os treinadores portugueses porque ganhou tudo em diversos clubes de diferentes tamanhos. Um cara vitorioso que jogou de diferentes formas em todos os clubes por onde passou", destaca.

Veja um dos trechos da entrevista:

Este conteúdo não está disponível devido às suas preferências de privacidade.
Para vê-los, atualize suas configurações aqui.

O técnico do Palmeiras conta que estudava o estilo de comando de Mourinho desde sua época como jogador: "Todos falavam muito bem sobre ele. Falavam que ele sabia tudo dos adversários, estudava todas as táticas dos adversários. Ele leva pessoas para ver os treinos dos adversários. E fiquei muito curioso. Eu ligava para os meus amigos que jogavam no Porto e questionava o que ele tinha de tão diferente. Me diziam que parecia que ele era o Pelé dos treinadores. Ele fazia dos jogadores melhores do que eles eram. Nós, treinadores portugueses, conversamos muito. Compartilhamos conhecimento", ressaltou.

Mourinho no entanto, não foi o único alvo de estudos táticos de Abel Ferreira. Ele também comentou que leu o livro de Marcelo Gallardo, técnico do River Plate, e aplicou alguns conceitos: "Quando fomos enfrentar o River Plate, nós compramos o livro do Gallardo. Para entender o que ele pensa e não faltar nada. Tinha conteúdo demais. Enquanto estava estudando, estava aprendendo. E quando enfrentamos o Corinthians, em casa, utilizei um dos conceitos do Gallardo. Utilizei um dos movimentos que estavam ali descritos que fazia muito sentido na minha cabeça. Pela marcação individual, fazendo esses movimentos, abriria espaço por dentro. Gostei e encaixei na nossa equipe".

Na partida comentada por Abel Ferreira, o Alviverde venceu o Corinthians por 4 a 0.

Estrategista nato, Abel Ferreira conquistou torcedores do Brasil todo. | Alexandre Schneider/Getty Images
Estrategista nato, Abel Ferreira conquistou torcedores do Brasil todo. | Alexandre Schneider/Getty Images