Abel diz o que pretende fazer com campeões da Copinha pelo Palmeiras e revela desafio à Leila Pereira


Inserir de forma gradativa, respeitando os processos, etapas e, principalmente, a concorrência interna do elenco profissional, esses são os planos do técnico Abel Ferreira para os atletas campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Palmeiras, na última quarta-feira (25).

O treinador indicou isso ao ser questionado sobre o futuro das peças que levaram o Verdão ao bicampeonato da competição de base. O comandante da equipe profissional alviverde se referiu ao elenco que havia conquistado o torneio pela primeira vez, em 2022.

+ Rafael Navarro vai bem em vitória do time reserva do Palmeiras

Durante o ano passado, sete jogadores foram promovidos: o zagueiro Naves, os laterais Garcia e Vanderlan, os meias Fabinho e Pedro Bicalho, e os atacantes Endrick e Giovani. Desses, Bicalho é o único que não está no elenco atualmente, porque foi emprestado ao Santa Clara, clube de Portugal.

- Ano passado me fizeram essa pergunta e subiram sete (jogadores das categorias de base ao time profissional). Sempre vão me perguntar sobre a base e vocês (imprensa) precisam decidir, porque vocês alimentam a polêmica. No clube, sabemos o que queremos e no que trabalhamos. Às vezes vocês dão voz a coisas que não existem. E a resposta a essa pergunta está no nosso elenco - disse o treinador palmeirense em entrevista coletiva concedida após a vitória da equipe principal do Verdão sobre o Ituano, pelo Campeonato Paulista.

Endrick e Abel Ferreira - Athletico-PR x Palmeiras
Endrick e Abel Ferreira - Athletico-PR x Palmeiras

Endrick foi a grande revelação palmeirense da Copinha do ano passado e ganhou chance entre os profissionais (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Por conta do elenco profissional entrar em campo poucas horas depois da decisão da Copinha, Abel não conseguiu estar presente no estádio do Canindé para acompanhar o triunfo palmeirense por 2 a 1 sobre o América-MG. Ainda assim, ele revelou que conversou com a presidente Leila Pereira e que a dirigente do clube alviverde brincou que está com dores no pescoço de tanto carregar medalhas. O técnico, então, fez um desafio para ela:

- Já desafiei a nossa presidente, que está a trabalhar nisso, a fazer um novo CT para a formação. Em recursos humanos tem gente muito competente para fazer isso - revelou Abel Ferreira.

+ Confira a tabela do Paulistão e simule os próximos jogos

O técnico do Palmeiras aproveitou para parabenizar as pessoas responsáveis pelo sucesso da base do clube nos últimos anos.

- O hábito de ganhar está instalado aqui. Parabéns para toda a formação. Trabalho de cinco a seis anos, com a chegada do Cícero (Souza, gerente de futebol) e do João Paulo (Sampaio, coordenador das categorias de base) - ressaltou Abel.

Elenco Palmeiras Copinha
Elenco Palmeiras Copinha

Elenco do Palmeiras comemora o bicampeonato da Copinha (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)

A conquista da Copinha pelo Verdão no segundo ano consecutivo ocorre em um momento em que a diretoria está pressionada por conta da ausência de reforços. No início desta temporada, os palmeirenses não anunciaram jogador algum, além de ter perdido dois dois pilares do plantel campeão brasileiro no ano passado: Danilo e Gustavo Scarpa, que foram para o Nottingham Forest, da Inglaterra.

- O Palmeiras tem presente e tem futuro. Às vezes eu rio pelos burburinhos de fora, porque é presságio de uma boa época. Já tem sido um hábito. É no final que se faz o balanço - trouxe Abel Ferreira.

Contra o Ituano, o Palmeiras teve cinco crias da Academia de Futebol envolvidas. O lateral-esquerdo Vanderlan foi titular, enquanto o lateral-direito Garcia, o volante Fabinho, o meio-campista Jhon Jhon, e o atacante Giovani.