A volta das escolas estaduais em São Paulo e o vexame do Verdão: as notícias da semana

Luciana Pioto
·2 minuto de leitura

Escolas estaduais em SP retomam aulas presenciais

Mais de 5 mil escolas da rede estadual de ensino no estado de São Paulo puderam voltar a ter aulas presenciais a partir da segunda-feira (8). O governo estadual passou a classificar a educação como serviço essencial e, com isso, a abertura das unidades escolares poderá ocorrer mesmo nas fases mais restritivas do Plano São Paulo.

Apenas 5% dos alunos da rede pública em São Paulo compareceram presencialmente nas escolas estaduais no retorno às aulas nesta segunda-feira (8), de acordo com o cálculo do Sindicato dos Professores do Estado de SP (Apeoesp).

Guerra entre Maia e ACM Neto racha o DEM

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia criticou o presidente do DEM, Antonio Carlos Magalhães Neto, "um amigo de 20 anos", de traição por não apoiar o nome de Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa pelo comando da Casa, vencida pelo candidato governista Arthur Lira (PP-AL). "Entregou a nossa cabeça numa bandeja para o Palácio do Planalto”, afirmou o parlamentar.

Após o entrave, o DEM tem uma reunião marcada para dia 24 de fevereiro, em Brasília, para ouvir o presidente do partido, ACM Neto, sobre um possível apoio a Jair Bolsonaro (sem partido) em 2022.

Governo discute novo auxílio

Apesar da resistência inicial do governo de Jair Bolsonaro, a pressão no Congresso e na sociedade civil pela prorrogação do auxílio emergencial levou a uma mudança no discurso do presidente e da equipe econômica.

A expectativa é que o presidente anuncie depois do Carnaval a prorrogação do auxílio emergencial até março. De acordo com o plano, a retomada do benefício seria de três parcelas de R$ 200 e restrita a cerca de metade dos trabalhadores atendidos no ano passado pelo programa.

Butantan recebe novo lote de insumos

O Instituto Butantan recebeu um novo lote de insumos vindos da China para a produção da Coronavac. A carga chegou no Aeroporto de Guarulhos por volta de 7h30 da quarta-feira (10). O lote tem 5,6 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) produzido pela biofarmacêutica Sinovac, parceira do Butantan no desenvolvimento da vacina.

A matéria-prima permitirá a produção de mais de 8,7 milhões de doses do imunizante que serão destinadas ao Plano Nacional de Imunizações.

Palmeiras dá vexame no Mundial

O Palmeiras saiu do Brasil há pouco mais de uma semana com a glória de ter sido campeão da Libertadores. Voltará do Qatar com o carimbo de pior campanha de um time sul-americano no Mundial de Clubes da Fifa. O time alviverde foi derrotado pela primeira vez em sua história por um clube africano, na disputa pelo terceiro lugar da competição.

A equipe brasileira acabou derrotada pelo Al Ahly (EGI) nos pênaltis, por 3 a 2, depois de um empate sem gols no tempo regulamentar.